Últimas

Praça no Centro de Manaus se torna ponto de integração entre brasileiros e venezuelanos

Um marco histórico na integração entre venezuelanos e brasileiros em Manaus aconteceu com a realização do projeto “Hermanitos na Praça” e a reforma da Praça Francisco de Queiroz, localizada no Centro.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A iniciativa é da Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, dentro do Programa Integrando Horizontes, feito em parceria com a Fundação Pan Americana de Desenvolvimento (PADF), PRM dos Estados Unidos e Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMULSP).

De acordo com o diretor presidente do Hermanitos, Túlio Duarte, a praça, localizada entre as ruas Quintino Bocaiúva e Dr. Almino, não recebia atenção há mais de 20 anos e, agora, recebeu uma reforma especial, além de uma homenagem na placa oficial intitulada “A Praça dos Hermanitos”.

“A praça recebeu iluminação, pintura, novas árvores, lixeiras e ainda um parquinho para a recreação das crianças da comunidade, doado pelo Programa Integrando Horizontes”, disse Duarte.

O projeto faz parte de uma Iniciativa de Balanço Positivo (IBP) do programa Integrando Horizontes e tem previsão de continuar em outras edições, para a melhoria da qualidade de vida dos venezuelanos que vivem na região próxima à praça. “Estamos transformando esse espaço, que é uma das regiões que mais possui migrantes e refugiados venezuelanos em Manaus”, completou.

Dona Raimunda, conhecida carinhosamente pelos moradores da região como “Dona Boneca”, reside há mais de 59 anos próximo à praça e fala com entusiasmo sobre a reforma. “Antes não tinha a praça, era só um caminho. Construíram uma, mas foi abandonada por 20 anos e graças ao Hermanitos, Programa Integrando Horizontes e, especialmente, a Semulsp, temos esse lugar lindo e reformado”, agradeceu a moradora.

O objetivo é fortalecer as iniciativas de participação cidadã para a integração social da comunidade, por meio de um conselho de bairro onde são realizadas atividades comunitárias para promover o uso da praça.

A praça foi inaugurada pelo secretário titular da Semulsp, Sabbá Reis, no dia 28 de Agosto, com músicas culturais, comidas típicas da Venezuela, atividades recreativas e grupos de dança.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.