Últimas

Prefeitura abre programação com plantio e distribuição de mudas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou, nesta terça-feira, 21/9, data em que se comemora o Dia Nacional da Árvore, uma ação, que marcou o início da “Semana da Árvore”, com o plantio de mil mudas, no corredor ecológico do Mindu, no Parque Linear 2, bairro Novo Aleixo, zona Norte.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Durante o evento, a prefeitura realizou a doação de 200 mudas de plantas e a ação de sensibilização da campanha “Manaus Sem Fumaça: diga não ao fogo!”. Nesta quarta-feira, 22, a programação prossegue com o “Manaus Verde”, evento que pretende doar mais de mil mudas na avenida Autaz Mirim, nas proximidades da feira do Mutirão, zona Leste.

O secretário da Semmas, Antônio Stroski, acompanhou toda ação e enfatizou a importância das atividades que estão sendo realizadas regularmente pela gestão David Almeida, para ampliar a arborização da cidade de Manaus.

“É indiscutível os benefícios da árvore. Precisamos proteger os nossos mananciais, as áreas verdes, os parques, a nossa floresta e os serviços ambientais que a árvore nos proporciona. Peço ainda à população que adote, cuide dos nossos espaços públicos, das nossas árvores, nos ajudem a evitar vandalismo e avançar em nosso objetivo de tornar Manaus mais verde”, enfatizou o titular da Semmas.

A programação integra o Programa Manaus Verde, que reúne iniciativas voltadas a provocar mudanças de comportamento na população, pela colaboração e educação ambiental, com o intuito de reverter o quadro contemporâneo de déficit de arborização urbana da cidade.

“Manaus Verde é um programa em que estão inseridas várias ações, como o plantio de árvores e a construção de um novo centro de distribuição de mudas. Estamos avaliando também a recomposição de áreas degradadas, a conectividade dos nossos fragmentos florestais no nosso ambiente urbano, além de fazermos um diálogo com as universidades e os ambientes de pesquisa”, completou o secretário Stroski.

Queimadas

A Prefeitura de Manaus tem realizado também ações voltadas à campanha “Manaus Sem Fumaça”, em todas as zonas geográficas da capital, buscando desenvolver uma fiscalização ativa em toda a cidade, a fim de reduzir a ocorrência de queimadas urbanas e rurais. O efeito da fumaça produzida pelas queimadas pode causar problemas de saúde como intoxicação e prejudicar pessoas que sofrem de asma ou outros problemas respiratórios.

“As pessoas fazem queimadas, às vezes de resíduos, do lixo, quando não há necessidade, porque há um serviço de coleta regular de lixo, e também da vegetação. Muitas vezes as pessoas juntam resíduos para queimar embaixo de uma árvore, fazendo uma dupla atividade irregular, inadequada, que deve ser banida do ambiente urbano”, explicou Antonio Stroski.

Conscientização

A moradora do bairro Novo Aleixo, onde foi realizada a primeira ação da Semana da Árvore, com plantio de mil árvores e distribuição de mudas frutíferas e ornamentais, a dona de casa, Francisca Fátima de Souza, agradeceu à prefeitura pela iniciativa e demonstrou sua alegria com as plantas que pegou.

“As pessoas estão desmatando muito, então a gente tem que ter a consciência de combater isso, plantando mais árvores. Estou levando umas mudas aqui, para plantar lá na minha casa e no meu sítio, porque é muito bom para o meio ambiente, para o nosso ar, né?”, declarou Francisca.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.