Últimas

Prefeitura de Manaus promove Encontro de Egressos do Programa de Tratamento ao Fumante na zona Oeste

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na manhã desta quarta-feira, 8/9, mais uma etapa do 4º Encontro de Egressos do Programa de Tratamento ao Fumante.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A programação aconteceu na Policlínica Djalma Batista, no bairro Compensa, zona Oeste, direcionada para egressos e profissionais, que atuam na oferta de serviços nos Ambulatórios para Tratamento de Fumantes do Distrito de Saúde (Disa) Oeste.

A chefe do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudáveis da Semsa, Valéria Duarte Rojas, informa que a programação foi iniciada nos Disas Norte e Sul, no dia 28 de agosto, e será encerrada no dia 24 de setembro, no Disa Leste, com a entrega de certificados para profissionais e egressos, pelo êxito na participação dos Ambulatórios.

“A quarta edição do Encontro de Egressos foi descentralizada para os Distritos de Saúde, reunindo pessoas que participaram dos Ambulatórios e conseguiram abandonar o uso do tabaco, além de profissionais que atuam no programa em cada Disa, promovendo a troca de experiências, e divulgado o serviço que é disponibilizado para a população em 16 Unidades de Saúde da rede municipal”, explica Valéria Rojas.

Para a aposentada Océlia Maria de Brito, de 57 anos, que participou este ano das atividades do Ambulatório de Tratamento de Fumantes na Policlínica Djalma Batista, o apoio dos profissionais de saúde tem sido fundamental no processo de abandono do cigarro.

“Sei que não ia ser capaz nunca de deixar o cigarro sozinha, mas graças a Deus, com o apoio dos profissionais, estou sem fumar já faz mais de um mês. É muito recente e continuo em tratamento, mesmo assim já me sinto melhor de saúde, tinha uma tosse que não tenho mais e o cansaço ao andar diminuiu”, afirmou Océlia Brito.

Ambulatórios

O atendimento nos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes é baseado na abordagem cognitiva comportamental e, quando necessário, há o suporte medicamentoso. As atividades acontecem em sessões individuais ou em grupos de apoio.

Cada Ambulatório da rede municipal monta uma programação, de acordo com a realidade de cada Unidade de Saúde. Na Policlínica Djalma Batista, já houve a formação este ano de duas turmas para participantes do Ambulatório. Uma terceira turma será iniciada no dia 15 de setembro, que conta com a inscrição de oito pessoas que querem abandonar o uso do cigarro.

Segundo a assistente social Elizabeth Modernel, a proposta na policlínica envolve quatros sessões semanais e mais duas sessões quinzenais, além do atendimento individual com profissionais como psicólogos, mantendo o monitoramento dos pacientes em um período de seis a 12 meses.

“A ideia é oferecer um atendimento integral durante o tratamento, que inclui a atuação de assistente social, psicólogos, enfermeiros e médicos da policlínica, tendo o apoio de nutricionista, da equipe de Saúde Bucal e do farmacêutico para as orientações sobre as medicações que são utilizadas. A próxima turma tem oitos pessoas inscritas, que é o número máximo que se pode atender no espaço existente na policlínica, considerando a necessidade de evitar a aglomeração por causa da pandemia da Covid-19, mas a pessoa interessada pode procurar o serviço para ser incluída em uma lista de espera para outra turma”, garantiu a assistente social.

Para obter mais informações sobre o Programa de Controle do Tabagismo, a Semsa também disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280), canal de comunicação que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ambulatórios para Tratamento de Fumantes

Norte

1 – UBS Frei Valério – Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel;
2 – UBS Sálvio Belota – Rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina;
3 – UBS Armando Mendes – Rua 5, s/nº, conjunto Manoa;
4 – Policlínica Anna Barreto – Avenida Grande Circular, s/nº, Monte Sião;
5 – UBS José Figliuolo – Rua Rios Arinos, s/nº – conjunto Residencial Viver Melhor;

Sul

6 - USF Dr. Luiz Montenegro - Rua Pico das Águas, 527, Nossa Senhora das Graças;
7 – UBS Petrópolis – Rua Delfim de Souza, s/nº, Petrópolis;
8 - UBS Nilton Lins – Avenida Professor Nilton Lins, nº 3.259 – Flores

Disa Leste

9 – UBS Ivone Lima dos Santos, Rua 8, s/nº, Coroado 3;
10 – UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José 2;
11 - UBS Mauazinho – Rua Rio Negro, 113, Mauazinho;

Oeste

12 – Clínica da Família José Raimundo Franco de Sá - Rua V, nº 150 – Nova Esperança I;
13 - Policlínica Djalma Batista - Rua 23 de Dezembro, s/nº - Compensa III;

Rural

14 - USFR São Pedro Km 35, Rodovia AM-010;
15 - UBFR Ephigênio Sales, km 41, AM-010;
16 - UBFR Pau-Rosa, Km 21, BR-174, Ramal do Pau-Rosa.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.