Últimas

Prefeitura divulga os primeiros resultados do projeto Mapa de Manaus

Com o avanço da terceira e última fase do projeto Mapa de Manaus, etapa que visa atualizar a base do Cadastro Imobiliário Municipal, a Prefeitura de Manaus iniciou o envio dos dados revisados para conhecimento dos cidadãos.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Nessa primeira remessa, serão enviadas, via Correios, mais de 20 mil cartas contendo as informações atualizadas dos proprietários dos imóveis identificadas por meio do projeto.

O secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, que conduz o projeto Mapa de Manaus da prefeitura, explicou que os dados foram levantados com auxílio de tecnologias de geoprocessamento, por meio de imagens aéreas métricas, perfilamento a laser, varredura por mapeamento móvel terrestre em 360° e vistorias em campo. A previsão é de que todo o programa se conclua em até um ano.

“Já chegamos a quase 60% de conclusão das ações previstas no projeto. Após concluído, o Mapa de Manaus será uma poderosa ferramenta de planejamento e gestão da administração do prefeito David Almeida. Os gestores municipais terão em mãos informações para medições e cálculos eficientes, que contribuirão para a elaboração de projetos de engenharia, urbanismo, meio ambiente, trânsito, entre outros”, exemplificou o secretário da Semef.

Segundo Freire, a ação de atualização cadastral, última etapa do projeto, está em pleno andamento na cidade. Atualmente os cadastradores do Mapa de Manaus estão em dois bairros: Lírio do Vale (setor 37) e Zumbi dos Palmares (setor 44). O secretário da Semef também lembrou que os cadastradores do Mapa de Manaus estão sempre devidamente fardados e identificados com crachá da Prefeitura de Manaus. No site do programa (www.mapademanaus.org) é possível acessar a lista com nomes e fotos dos profissionais que atuam no projeto.

Cartas

O setor 54, que totaliza uma área de aproximadamente 14,9 quilômetros quadrados, será o primeiro a receber as cartas de atualização cadastral do Mapa de Manaus. A área é composta pelos bairros Cidade Nova e parte dos bairros Nova Cidade, Cidade de Deus e Novo Aleixo. Os dados foram validados pela equipe técnica de cadastro da Semef, sendo o primeiro setor fiscal contemplado com as três fases do projeto.

Ao receber a carta de atualização, o contribuinte deverá conferir os dados e, caso haja divergência ou discordância, será necessário acessar o endereço eletrônico https://recadastramento.manaus.am.gov.br. É preciso identificar o código de acesso localizado no cabeçalho da carta, próximo ao QR Code e a matrícula do imóvel junto aos dados do contribuinte.

Caso prefira, o contribuinte poderá agendar seu atendimento por meio do telefone (92) 98421-7829, que funciona também como WhatsApp, para sanar dúvidas ou esclarecimentos. O link direto para acesso, agendamento para atendimento presencial, assim como mais informações, estão disponíveis no site do projeto: www.mapademanaus.org.

Cadastros

A conclusão das ações do projeto Mapa de Manaus no setor 54 regularizou a situação cadastral de 283 inscrições imobiliárias, que antes não constavam no cadastro municipal. Com a atualização foram contabilizados 30.260 cadastros imobiliários na área.

Do total de imóveis levantados, 86,7% foram identificados como de uso residencial. Outros 4,5% são de uso misto, ou seja, o proprietário utiliza o imóvel como residência e também para finalidade comercial ou de serviço. Os imóveis de uso exclusivamente comercial representaram 3,6% do levantamento. Pouco mais de 5% dividem-se em uso para prestação de serviço, religioso, educação, lazer, saúde e outros.

No levantamento também consta que, dos imóveis identificados para uso de atividades mercantis, 54,6% são comércios; 29,6% serviços; 16,3% outros serviços e apenas 0,5% indústrias.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.