Últimas

Setembro Verde: HPS João Lúcio realiza simpósio sobre doação de órgãos e tecidos para transplante

O Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado realizou, neste sábado (04/09), a terceira edição do Simpósio sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, como parte da programação do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre doação de órgãos no país.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O Simpósio foi realizado de forma on-line e com transmissão pelo Youtube. O evento teve a parceria do Centro Acadêmico da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e contou com palestras de profissionais de referência no transplante de órgãos e tecidos no Brasil e no Amazonas.

A programação iniciou com a palestra “A importância do diagnóstico de morte encefálica na doação de órgãos para transplantes no Brasil”, ministrada pelo Dr. Valter Duro Garcia, diretor da unidade de transplante da Santa Casa de Porto Alegre (RS) e presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Na sequência, o enfermeiro Reginaldo Neto, que é membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) do HPS João Lúcio, unidade referência no tratamento de neurotrauma e com maior registro de abertura de protocolo de morte encefálica e doação de órgãos do estado, fez uma apresentação sobre a vivência prática no acolhimento às famílias de Potenciais Doadores de Órgãos (PDO's), realizadas no HPS.

A Segurança no Processo Doação-Transplante, foi tema da palestra da doutora em enfermagem e membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Bartira Roza, seguida pela palestra da diretora médica do Banco de Olhos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Dra Cristina Garrido, sobre a “Doação e Transplantes de Córneas no Amazonas”, fazendo um panorama da doação no estado, como acesso, captação e busca pelo transplante.

A enfermeira e diretora da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), Helen Bezerra, apresentou o tema ”O impacto da pandemia de Coid-19 na doação de órgãos no estado do Amazonas”, mostrando o trabalho da equipe durante o momento da pandemia. A paciente Maria Luiza, foi convidada encerrar o ciclo de palestras relatando a sua experiência de uma transplantada de rim e fígado.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.