Últimas

UGPE realiza oficina de reciclagem para moradores do residencial Mestre Chico

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), em parceria com a Eco Cooperativa, e de lideranças comunitárias locais, realizaram, nesta quinta-feira (16/09), uma oficina de reciclagem para os moradores do residencial Mestre Chico II, a oficina ocorreu no elo (escritório administrativo) do residencial, localizado na zona sul da capital.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A oficina de reciclagem foi realizada sob o comando da liderança comunitária e a entidade parceira, com apoio da equipe técnica do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

“A oficina de reciclagem de hoje surgiu a partir de um diagnóstico prévio, em que identificamos uma considerável quantidade de famílias que vivem nas unidades habitacionais do Mestre Chico II, realizando o descarte incorreto do óleo doméstico”, comenta a assistente social do Prosamin+, Vânia dos Santos.

A assistente social ressalta que a ação conta com o suporte da Eco Cooperativa, que tem larga experiência e sempre trabalhou com essas atividades de reciclagem. A assistente social explica que a cooperativa já atua na comunidade e é responsável pelo recolhimento do óleo de cozinha do residencial a anos.

A representante da Eco Cooperativa, Valdirene Silva, explica que a iniciativa é para que as famílias descartem o óleo utilizado de maneira correta.

“A cooperativa atua na educação ambiental de adultos e crianças, conscientizando-os sobre a importância do descarte correto dos resíduos, sejam eles sólidos ou o óleo de cozinha. O descarte desse material entope as encanações e traz problemas seríssimos que impactam os próprios moradores com o entupimento das redes”, afirmou Valdirene.

Produzir, transformar e reciclar — Os funis, feitos de garrafas pets cedidos pela Eco Cooperativa, servem para serem colocados na boca de garrafões, como dispositivos plásticos para se colocar o óleo doméstico e descartá-los propriamente.

“A oficina de reciclagem hoje no Mestre Chico II se pauta em produzir, transformar e reciclar essas garrafas em funis, com ajuda das artesãs do Mestre Chico, dando direcionamento para a confecção desses funis para posteriormente serem entregues ao resto dos moradores do residencial”, explica a assistente social.

Esse é apenas mais um trabalho do tipo realizado pela Unidade Gestora em seus residenciais, sempre visando seguir práticas ambientais sustentáveis e priorizando a reciclagem e o descarte correto de resíduos.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.