Últimas

Ageman e Amazonas Energia alinham novas parcerias em prol dos serviços essenciais

Ampliação dos pontos de iluminação pública da cidade, intensificação das podas das árvores visando uma maior segurança na distribuição de energia elétrica e a continuidade das ações de combate aos furtos de materiais utilizados pela concessionária foram alguns dos pontos discutidos pelo diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho, e o presidente da empresa Amazonas Energia, Orsine Oliveira, durante reunião nesta sexta-feira, 15/10, na sede da concessionária, na zona Sul de Manaus.


O encontro atendeu a uma determinação do prefeito de Manaus, David Almeida, diante do compromisso de proporcionar uma maior efetividade nos serviços públicos essenciais fornecidos à população. “O prefeito David é um gestor público muito preocupado em melhorar a cada dia os serviços públicos, e o trabalho realizado pela Amazonas Energia está diretamente associado aos diversos serviços da Prefeitura de Manaus, como a iluminação pública, o abastecimento de água, o trânsito e muitos outros, daí a necessidade de alinharmos novas parcerias, porque o sentimento da atual gestão da empresa é promover um trabalho assertivo para Manaus”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Durante o encontro, Orsine Oliveira destacou as dificuldades por que a concessionária tem enfrentado diante dos prejuízos que as comunidades estão tendo com o desabastecimento de energia causado pelo furto de transformadores e de cabos da iluminação pública. “A gente arruma a avenida do Turismo em um dia e no outro já está tudo no escuro de novo. É um absurdo o que estão fazendo com a nossa cidade. As pessoas precisam entender que luz é um bem de todos”, disse o presidente da empresa.

Fábio declarou que o Termo de Ajustamento de Conduta firmado com os sucateiros para coibir a compra desse tipo de material conteve os furtos durante um tempo, no entanto já há registros de que as ocorrências de furtos voltaram a aumentar e que novas ações de repressão estão sendo estudadas pelos órgãos de segurança.

Orsine também alertou para a chegada do inverno, quando, segundo dados da empresa, mais de 80% das quedas de energia na capital são causadas em decorrência do alto volume da copa das árvores, que prejudica a fiação elétrica. Oliveira também demonstrou preocupação com a segurança das pessoas que, sem os devidos cuidados, insistem em subir nas árvores para fazer a poda das plantas por conta própria. Fábio Alho disse que vai buscar apoio da ManausLuz e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) no sentido de somar esforços para otimizar a poda das árvores.

Sobre a ampliação dos pontos de iluminação pública, Fábio declarou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio da Unidade Gestora de Energia, a concessionária ManausLuz e a diretoria de Iluminação Pública e Gestão Energética da Ageman estão trabalhando no processo de atualização do cadastro da iluminação pública, o qual vai fornecer uma espécie de raio-x de todo o sistema de iluminação pública que está na responsabilidade da Prefeitura de Manaus.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.