Últimas

Centro Estadual de Convivência do Alvorada qualifica mulheres da comunidade com oferta de cursos

De olho no ramo do segmento de beleza, o Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), está realizando cursos de Extensão de Cílios e de Escovas Especiais para mulheres, em sua maioria, da comunidade. Os cursos de qualificação profissional são ministrados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O objetivo da ação, que envolve quase 30 alunas, é ampliar o leque de opções tanto para as participantes que já atuam na área da beleza, como às iniciantes, visando a geração de emprego e renda. Os cursos estão sendo ministrados de forma presencial divididos entre teoria de forma remota e prática.

As aulas de Extensão ou Alongamento de Cílios são ministradas pela instrutora Renata Lobato, que está ensinando as várias técnicas que o mercado oferece, entre elas o fio a fio, volume russo, volume híbrido, cílios tufinho, mostrando suas respectivas diferenças. Segundo a professora, o curso gera uma excelente oportunidade, porque prepara as alunas para trabalhar em clínicas, salões de beleza e até mesmo individualmente.

O curso aborda técnicas estéticas que estão em moda. “Essa mão de obra é logo absorvida pelo mercado de trabalho, tanto é que temos para onde encaminhá-las assim que o curso terminar”, frisou Renata Lobato.

Novas oportunidades - Uma das participantes do curso, Juçara Santos, de 35 anos, já trabalha na área de embelezamento das unhas, manicure e pedicure, e quer ampliar seus horizontes na área de embelezamento dos olhos.

“Minhas clientes sempre perguntam se trabalho com ampliação de cílios, agora resolvi fazer o curso para me profissionalizar e com isso ampliar meu leque de opções na área do embelezamento feminino”, disse.

Janai Batista, 35, que já atua na área de estética como massagista, optou em fazer o curso de Alongamento de Cílios para agregar valor ao seu serviço. “Como trabalho em uma clínica com massagem relaxante, drenagem e gessoterapia, agora vou oferecer mais esse serviço de alongamento de cílios para minhas clientes”, sintetizou.

Autonomia feminina – Uma escova no cabelo bem feita muda o visual de uma mulher completamente. Além de deixar suas madeixas mais sedosas, alinha os fios e intensifica o brilho. Foi com esse olhar que a dona de casa Graciete Ferreira, 42, mãe de três filhos, resolveu “colocar a mão na massa”, matriculou-se no curso de Escovas Especiais, oferecido no CECF Miranda Leão, e se tornou uma das 16 participantes da qualificação.

Segundo Graciete, que já faz pequenos serviços de beleza, como unhas e maquiagem em domicílio, sua intenção é aprimorar os conhecimentos na área de beleza dos cabelos. “Quero me aperfeiçoar e abrir meu próprio negócio em casa”, assinalou, ressaltando que optou em cuidar das filhas, já crescidas, e somente agora quer se dedicar a atividade de forma rentável.

Elani Meza da Silva, 46, já trabalha na área da beleza e está em busca de aperfeiçoamento. Ela já fez vários cursos, inclusive de escovas, só que agora está se reciclando. “É uma área excelente, que vive em processo de mudanças, por isso temos que nos qualificar para acompanhar as novas tendências na área da beleza”, disse, ressaltando ser formada em estética.

Técnicas variadas – A professora Diele de Lima disse que já são 16 anos ministrando cursos sobre Escovas Especiais, ensinando sobre técnicas de alisamento, envolvendo escova progressiva, um método para alisar, reduzir o volume e diminuir o frizz das madeixas; botox, que é um tratamento; selagem, enfim, cada um tem uma forma diferente de fazer. “A maioria das alunas atua na área da beleza e vêm se profissionalizar”, disse, destacando.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.