Últimas

Cmei da zona Norte recebe prêmio por participação em concurso nacional de saneamento básico

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Onias Bento da Silva, da Prefeitura de Manaus, foi premiado nesta sexta-feira, 1º/10, por desenvolver o projeto “A dona Iguana ensina a criançada a cuidar da água”, para o concurso nacional “Caminho das Águas”.

Foto: Eliton Santos / BLITZ AMAZÔNICO

A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a empresa Águas de Manaus. A cerimônia ocorreu no auditório do Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte.

O Cmei, que fica localizado no bairro Cidade de Deus, ganhou um datashow; a professora Christia Gouveia, responsável pelo projeto, recebeu um tablet e um smartphone; e os alunos ganharam livros paradidáticos. O objetivo do projeto foi estimular estudantes de todo o país sobre a conscientização e o aprendizado da importância da água para o planeta.

“A água é um recurso fundamental à vida humana e sem o qual nossas atividades cotidianas podem ficar comprometidas. São iniciativas iguais a este projeto, de orientar nossos alunos sobre esse precioso bem, que ajudarão a formar um cidadão mais consciente. Vivemos em uma cidade abençoada com recursos hídricos, mas temos que ter consciência em saber utilizá-los. O Cmei, a professora Christia e seus alunos estão de parabéns”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida, que entregou a premiação à unidade de ensino.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, aproveitou também para elogiar a iniciativa e a competência da professora Christia Gouveia em elaborar um projeto tão significativo e que conseguiu ter destaque a nível nacional.

“Eu quero parabenizar os alunos e a professora por essa conquista nacional. Isso mostra o quão capacitado são nossos profissionais e o quão dedicados são os nossos alunos, que desde pequenos recebem o melhor atendimento e uma educação de qualidade, para que no futuro possam realizar ações que vão impactar a sociedade de maneira positiva”, disse Pauderney.

Concurso

O projeto “Caminho das Águas” é realizado pela Zureta Filmes, patrocinado pela Aegea, holding que controla a concessionária Águas de Manaus, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo.

A competição teve a proposta de promover oficinas gratuitas de produção de vídeo de curta-metragem, a partir da técnica de stop motion, que utiliza fotografias em sequência de determinado objeto em ritmo acelerado para produzir um vídeo. A iniciativa rendeu ainda criação de diversos filmes sobre o ciclo da água e seus processos de captação e filtragem para o consumo.

O diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, destacou que essas inovações são importantes, para conscientizar a sociedade sobre o cuidado que o mundo deve ter com a água.

“A gente (Águas de Manaus) está aqui como parceiro dessa ação, e já temos em vista outros projetos para trabalhar junto com a Semed. E a Águas de Manaus tem o prazer de fazer essa parceria com a Semed, para construir uma Manaus melhor”, disse.

Produção

Para concorrer, os educadores da Semed tiveram que elaborar produções audiovisuais com a técnica de stop motion, todas voltadas aos meios de cuidado e proteção da água. O projeto desenvolvido pelo Cmei Onias Bento da Silva contém rimas e muita descontração. A dona Iguana conversa com o jacaré, tartaruga e jaraqui, que estão sofrendo com o igarapé poluído e, para ajudar seus amigos, ensina as crianças do 1° período do Cmei a cuidar e preservar a água, culminando na despoluição do igarapé.

“Participar deste concurso foi muito importante para mim e para as crianças do Cmei Onias Bento, porque FOI POSSÍVEL trabalhar o amor e o cuidado com um recurso tão importante para o planeta, que é a água”, afirmou a idealizadora do projeto, Christia Gouveia, educadora da rede municipal de ensino há 17 anos.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.