Últimas

‘É um sonho’, diz profissional da saúde vacinada com dose de reforço contra Covid-19

Em Manaus, trabalhadores da saúde a partir de 45 anos já podem receber a terceira dose


Há mais de um ano e meio na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, os profissionais de saúde de Manaus que têm a partir de 45 anos já estão recebendo a dose de reforço contra a Covid-19. Nesta sexta-feira (01º/10), trabalhadores da área da saúde que atuam na 21ª edição do mutirão Vacina Amazonas – e que estão dentro da faixa etária permitida – aproveitaram a ação para reforçar a proteção contra o coronavírus.

Depois de atuar no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Alvorada, durante o primeiro pico da pandemia, a técnica de enfermagem Marisol Lopes, 56, disse que estar vacinada com três doses é a garantia de uma segurança ainda maior.

“Nos sentimos agradecidos por essa oportunidade e essa terceira dose dá uma sensação de segurança maior, muito melhor. Eu aconselho a todos, peço para que confiem na terceira dose. Ela vai trazer, psicologicamente, para a gente, uma segurança, principalmente nós, que trabalhamos no meio de muitas outras doenças. Estar vacinados significa que vou sair da minha casa com segurança”, disse a técnica.

Vacinada com a CoronaVac nas duas primeiras doses, Marisol recebeu a dose de reforço com a vacina da Pfizer e se disse realizada. “É um sonho. Essa doença veio para nos preparar mais ainda no acolhimento à pessoa, ao doente, à família, que é muito importante. Nos dedicamos muito, perdemos muitos amigos, parentes, mas a gente continuou de pé”, lembrou a profissional.

Vacina Amazonas – O Governo do Amazonas realiza, em parceria com a Prefeitura de Manaus, um novo mutirão Vacina Amazonas nesta sexta-feira (1º/10) e sábado (02/10). Em sua 21ª edição, o mutirão tem como principal objetivo aplicar doses de reforço da vacina contra a Covid-19 em profissionais de saúde a partir de 45 anos e pessoas a partir de 60 anos, que tomaram a segunda dose há mais de seis meses (ou até 1º /04), e em imunossuprimidos com 18 anos ou mais.

Também serão disponibilizadas a primeira e a segunda doses para pessoas com 12 anos ou mais. Serão seis pontos estratégicos que funcionarão com horário estendido: das 9h às 21 na sexta-feira e das 9h às 18h no sábado. Os postos das unidades básicas de saúde (UBS), da Prefeitura de Manaus, atenderão no horário das 9h às 16h nos dois dias de mutirão.

Os pontos estratégicos que funcionarão em horário estendido são: Centro de Convivência da Família (CCF) Magdalena Arce Daou (pedestre), Centro de Convenções de Manaus-Sambódromo (drive-thru), CCF Padre Pedro Vignola (pedestre), Shopping Phelippe Daou (pedestre), Studio 5 Centro de Convenções (pedestre) e Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru).

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vai coordenar dois pontos estratégicos: o Sambódromo, onde haverá 26 postos de vacinação, e o CCF Magdalena Arce Daou, com 16 postos.

Documentação – Para se vacinar, com segunda dose e dose de reforço, é necessário apresentar documento original com foto, CPF e carteira de vacinação. Para os imunossuprimidos, além dessa documentação, um laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

Para quem vai receber a primeira dose, é necessário que o interessado apresente, obrigatoriamente, um documento oficial com foto com o número do RG, CPF, comprovante de residência (original e cópia) e Cartão de Vacina.

Postos de Vacinação que funcionarão em horário estendido

Dia 1º/10 - Sexta-feira – Das 9h às 21h

Dia 02/10 – Sábado – Das 9h às 18h

• Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (pedestre)

Avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus

• Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus

Avenida Pedro Teixeira, 2.595, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus

• Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (pedestre)

Rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus

• Shopping Phelippe Daou (pedestre)

Avenida Camapuã, 2.985, bairro Jorge Teixeira, zona norte de Manaus

• Studio 5 Centro de Convenções (pedestre)

Avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus

• Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru)

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José, zona leste de Manaus

FOTOS: - Tácio Melo/Secom

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.