Últimas

Em oito meses, número de roubos e furtos de veículos tem queda de 6,6%, informa SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) registrou redução de 6,6% nos casos de roubos e furtos de veículos, de janeiro a agosto deste ano, em Manaus. No mesmo período, as polícias militar e civil recuperaram 794 veículos para devolução aos seus proprietários.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O responsável pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), delegado Aldeney Goes, explicou que as motocicletas têm características que atraem a atenção dos infratores, além de serem fáceis de roubar e esconder.

“A motocicleta é um alvo mais fácil, porque as peças dela são mais rápidas para desmontar. A gente percebeu que é grande o número de criminosos que atuam em relação a roubos e furtos de motos, porque agindo dessa forma eles conseguem vender as peças e acabam comercializando depois e também contribui para uma fuga mais fácil e rápida”, disse.

Conforme o delegado, homens com idade entre 18 e 30 anos são a maioria dos presos por esse tipo de crime. “O crime de furto e roubo de veículo é bem complexo. Existe aquela pessoa que aborda a vítima, que normalmente é na faixa de idade de 18 a 30 anos, são aqueles homens que praticam o roubo, e também tem aqueles que depois vão adulterar esse veículo e comercializar”, explicou.

Veículos recuperados – Ainda no mesmo período, 2.267 veículos foram recuperados, entre eles motocicletas, carros, caminhonetes e motoneta. O delegado também explicou que a população deve ficar em alerta para não ser vítima do crime com o emprego de “chapolin”, dispositivo eletrônico capaz de bloquear o sinal de alarmes veiculares, impedindo o travamento de portas.

“Para evitar que seu veículo seja furtado ou roubado, você tem que conferir se realmente aquela porta está fechada, principalmente se você estiver em um local que aparentemente é seguro, como o estacionamento de um shopping. No crime com o chapolin, os infratores atuam em locais que parecem ser seguros, você se descuida, fecha o carro a distância, e quando vai perceber, o carro ficou aberto. Então sempre é bom conferir antes de sair”, salientou o delegado.

Denúncia – Nos casos de roubos e furtos, as vítimas devem acionar imediatamente o 190, o serviço emergencial do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), para pedir que a placa do automóvel seja repassada às viaturas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) que estão nas ruas, realizando patrulhamento. No mesmo instante, a vítima precisa registrar Boletim de Ocorrência (BO), notificando o crime à Polícia Civil.

O registro pode ser feito diretamente na DERFV, que fica na rua 6, conjunto Bela Vista, Planalto, zona centro-oeste. O atendimento é 24 horas.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.