Últimas

Em Parintins, Ipaam promove capacitação para regularização ambiental de piscicultura

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) está promovendo uma programação de capacitação direcionada a técnicos dos órgãos municipais que atuam nos processos de regularização ambiental em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ação, que iniciou na segunda-feira (04/10) e segue até 11 de outubro, acontece em parceria com a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedem).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O curso de Georreferenciamento e Cadastro Ambiental Rural (CAR), com enfoque na regulamentação ambiental da piscicultura, está sendo ministrado pelo engenheiro de pesca e analista ambiental da Gerência de Controle de Pesca (GECP) do Ipaam, Carlos André Silva. A ação atende a necessidade do município, visando a qualificação dos profissionais que trabalham diretamente com o licenciamento, como aponta o gerente de Pesca do Instituto, Gelson Batista.

“É fundamental realizarmos processos de orientação aos técnicos, no intuito de sanar todas as dúvidas para que eles sejam capacitados a fim de entregar projetos de piscicultura que atenderão os requisitos técnicos de licenciamento com informações mais robustas e íntegras, além de levar em consideração as demandas dos produtores e os cuidados ambientais”, disse.

A programação conta ainda com um treinamento dirigido pela bióloga e analista ambiental da GECP do Ipaam, Etienne Salgado, para o desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais, que abrange as indústrias de beneficiamento de pescado do município de Parintins.

Ações de vistoria – Além dos encontros de capacitação, os técnicos da Gerência de Controle de Pesca (GECP) estarão realizando ações de vistorias com a finalidade de regularização e licenciamento de pisciculturas, bem como monitoramento dos empreendimentos que já possuem licenças ou cadastros de aquicultura.

O gerente de Pesca do Ipaam, Gelson Batista, agradeceu pela cooperação firmada com a Prefeitura, que possibilitou a realização das capacitações, auxiliando ainda na ampliação do alcance do Instituto nos municípios do Amazonas.

“Nós estendemos o agradecimento pelo convite e reforçamos que parcerias como essas são essenciais para que o Ipaam chegue a estes municípios e consiga fazer um trabalho efetivo. Estamos de prontidão para contribuir no que for preciso, nos empenhando pelo desenvolvimento sustentável de nosso estado”, finalizou.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.