Últimas

Estudantes da zona leste de Manaus participam dos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro

Tradicional competição estudantil iniciada no país na década de 1970, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) retornam, após 17 anos, e contarão com a participação de estudantes da rede estadual do Amazonas. Somente das unidades de ensino da zona leste, já são contabilizados 46 atletas, que seguirão para o Rio de Janeiro com o apoio do Governo do Estado, entre 29 de outubro e 5 de novembro, em busca do ouro.


O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania. A participação dos alunos da rede estadual é fruto da parceria entre o Governo do Amazonas e a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade).

A Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 5, responsável pelas escolas da zona leste, estará presente com estudantes nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, futsal, judô, luta olímpica, voleibol e xadrez. Nesta edição, os JEBs contarão com 17 modalidades, sendo 5 coletivas e 12 individuais.

O coordenador de Educação Física da CDE 5, Jorge Lelis, explica que a participação na disputa é o resultado de um trabalho realizado com muita dedicação por toda a equipe escolar.

“Os gestores das nossas escolas não se acomodam e estão sempre em busca de aprimorar o desenvolvimento do esporte escolar, a fim de alcançar competições estaduais e regionais, além de disputar campeonatos nacionais e internacionais. Logo, a grande quantidade de atletas a participar dos JEBs é um número expressivo dentro da capital”, pontuou Jorge Lelis.

O estudante Gustavo Manoel, do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizado no bairro Cidade de Deus, afirma que tem se dedicado diariamente para trazer a medalha na modalidade badminton. “Vou viajar para o Rio de Janeiro e venho me esforçando muito para trazer medalhas para o Amazonas e para a minha escola”, enfatizou Gustavo.

Já a aluna Juliana Miranda, da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, no bairro São José Operário, compete na luta olímpica e afirma que está confiante em trazer a premiação para a unidade escolar. “Estou muito feliz de estar embarcando em mais um desafio e confiante que dará tudo certo”, assinalou Juliana.

Sobre os JEBs – Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, por meio da participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas. Eles não aconteciam há 17 anos.

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

FOTOS: Divulgação/Seduc-AM

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.