Últimas

Fapeam fomenta projeto de estudo da composição de resíduos sólidos em Tabatinga

A interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica no fomento de áreas estratégicas é uma das ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Desta vez, a instituição chegou a Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) com apoio ao projeto “Implantação e operação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município de Tabatinga”, aprovado no Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter), Edital n° 003/2020.


Coordenado pelo professor e pesquisador do Instituto Federal do Amazonas (Ifam/Tabatinga), Marxer Antonio Colares Batista, o estudo gravimétrico dos resíduos, ainda em andamento, consiste no processo de amostragem do lixo descartado pela população do município, no qual são coletados itens como papel, papelão, plástico, metal, matéria orgânica e rejeitos e, depois separados para averiguar a porcentagem de cada material presente nos resíduos.

Como explicou Marxer Batista, o levantamento tem como objetivo quantificar o quanto a população tabatinguense gera de resíduo diariamente e depois classificar o material por tipo, quantidade, peso e volume.

“O resultado do estudo se torna importante para os catadores do município, que por meio dessa pesquisa saberão o que poderá ser comercializado quando estiverem organizados em associação ou cooperativas”, completou.

O estudo visa ainda adequar a gestão dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, pois auxilia na projeção da geração para planos de gerenciamento futuros, como a coleta seletiva e aterro sanitário, conforme observou o pesquisador.

Etapas – O processo da pesquisa está dividido em cinco etapas. A primeira e a segunda etapa já ocorrem simultaneamente. A primeira consiste na caracterização do município para levantar dados a respeito da geografia, território, população e base econômica.

A segunda fase trata da descrição do gerenciamento dos resíduos sólidos, quando é realizado o levantamento das seguintes informações: composição gravimétrica (ação realizada); mapeamento das rotas de coleta, procedimentos operacionais, frequência da coleta e estrutura disponível (em execução); destinação final dos resíduos sólidos (ação realizada); custo de operação (da coleta a disposição final, também em execução).

A terceira fase vai analisar o perfil socioeconômico dos catadores, enquanto que a quarta etapa estudará a logística, considerando que Tabatinga está localizada na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia, e distante de Manaus, o que segundo o professor Marxes, torna-se necessário verificar e analisar o melhor custo-benefício para destinar os materiais para a indústria recicladora.

Na quinta parte do projeto, entrará em ação o Plano da Associação, quando será realizado as seguintes ações: o programa de Educação Ambiental, envolvendo ações socioeducativas que visem fortalecer o programa de coleta seletiva; o fortalecimento do programa de coleta seletiva; a capacitação dos catadores por meio de cursos de associativismo e cooperativismo e, finalmente, a entrega do projeto modelo de associação ou cooperativa.

Apoio à Interiorização – O Painter é uma ação inédita do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, para fomentar a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica.

Por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, o programa visa o desenvolvimento econômico, social e ambiental no Amazonas, com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios do interior do estado.

FOTOS: Divulgação

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.