Últimas

Governo do Amazonas apoia 1ª Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa

Serão três dias com o Sistema Sepror presente em estandes e cursos voltados ao desenvolvimento da produção rural


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e suas unidades vinculadas (Idam, Adaf e Ads), participa da 1ª Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa, localizada no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), que acontece de sexta-feira (1º/10) a domingo (03/10), com a organização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae).

No evento estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes para os produtores rurais, empreendedores, estudantes e entusiastas do setor primário no Amazonas. 

Os cursos são ministrados por técnicos da Sepror e iniciam neste sábado (02/10), a partir das 9h, com a palestra de Manejo de Lagos na Ilha da Paciência (Iranduba). No mesmo horário, ocorrerá a Oficina de Iniciação de Pesca Esportiva. No domingo (03/10), das 9h às 10h, ocorrerá a Oficina de Iniciação à Pesca Esportiva.

O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, ressalta a importância da realização da Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa, que tem a finalidade de conectar o meio rural com o urbano, mostrando que é possível conciliar a produção de alimentos com sustentabilidade.

"Isso é um sonho importante, as pessoas sentem falta dessa conectividade com a área rural. As famílias que estão visitando e vão visitar a Feira, vão ter a oportunidade de conhecer a introdução de novas tecnologias, são cursos práticos e em campo. O produtor precisa muito disso", ressaltou Petrucio.

De acordo com o agricultor familiar do município de Rio Preto da Eva, Valter Gonçalves, os cursos vão beneficiar os produtores rurais que vieram em busca de profissionalização e na intenção de agregar valor para a produção.

"Mais de 30 agricultores familiares de Rio Preto da Eva vieram participar dos cursos de capacitação. Sou produtor de sistema agroflorestal, na produção de culturas como: banana, rambutã, abacate, açaí e várias outras. Esse conhecimento de novas tecnologias que buscamos para baratear os custos ainda mais", afirmou.

"Para entrar no evento, estamos cobrando 1 quilo de alimento não perecível, que serão destinados a várias entidades socioassistenciais de Iranduba e aos produtores rurais, que foram afetados pela cheia dos rios. Essa união é fundamental, entre a Fazenda Santa Rosa, Sebrae, Governo do Amazonas e a Prefeitura do Iranduba", finalizou o proprietário da Fazenda Rosa, Edney Marques

Autorização Sanitária - Na ocasião, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado Amazonas (Adaf) entregou o certificado de autorização da 1ª Feira de Agronegócios, ao proprietário da Fazenda Santa Rosa, Edney Marque Ricardo. 

“A participação da Adaf em eventos desta proporção é de extrema importância, pois cabe à Adaf a autorização e a fiscalização dos eventos, verificando e avaliando as estruturas, visando garantir a sanidade e o bem-estar dos animais que participam dos eventos, até mesmo para orientar e esclarecer dúvidas dos criadores de animais de produção”, destacou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

Durante esses eventos, a Adaf é responsável por fiscalizar as aglomerações de animais, além de solicitar os requisitos sanitários gerais e específicos dos animais que participarão do evento, como testes para diagnósticos de doenças, vacinações, atestados sanitários e o controle da movimentação de animais.

Para ter acesso à programação da Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa, basta entregar nas redes sociais da Fazenda (Instagram e Facebook) ou acessar o site para mais informações: http://am.lojavirtualsebrae.com.br

FOTOS: Djalma Junior/Sepror

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.