Últimas

Outubro Rosa: Seap realiza abertura da programação alusiva ao mês de prevenção ao câncer de mama no sistema prisional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) deu início, nesta sexta-feira (08/10), a uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa - mês em que se evidencia o combate e a prevenção ao câncer de mama em todo o mundo -, com servidoras, colaboradoras e internas das unidades prisionais. A ação está sendo promovida pelo Departamento de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Durante toda manhã, as servidoras da Seap receberam palestras e dinâmicas com psicólogas e enfermeiras que abordaram assuntos sobre o que realmente é o câncer de mama, quais as suas principais causas e sintomas e a importância do autoexame. Já a programação nas unidades prisionais ocorrerá durante todo o mês de outubro, por meio de palestras interativas com profissionais de saúde, dinâmicas, distribuição de lembranças e orientações médicas para as internas.

Na ação realizada hoje (08/10), na sede da Seap, as mulheres também tiveram uma roda de conversa com a psicóloga do regime semiaberto Ana Claudia, que teve câncer de mama e venceu a doença.

“Há dois anos eu identifiquei um nódulo na mama, e rapidamente procurei ajuda médica para realizar o tratamento correto. Atualmente estou fazendo apenas os acompanhamentos necessários e posso afirmar que hoje estou curada do câncer. Gostaria de ressaltar aqui, para todas as mulheres, a importância do autoexame e do diagnóstico precoce, que são fatores determinantes para o sucesso de um tratamento e para a cura”, alertou Ana.

A chefe do Departamento de Saúde da Seap, Carolina Motta, ressaltou o objetivo da ação. “Queremos mostrar para todas as nossas servidoras, colaboradoras e internas, que é importante se cuidar, procurar atendimento médico e fazer os seus exames de rotina. Para a semana, teremos ainda uma vasta programação que visa elevar a autoestima delas e alertá-las sobre a importância desse momento”, disse.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.