Últimas

Prefeitura promove ciclo de palestras sobre a importância da imunização contra o HPV

A Prefeitura de Manaus promove, até o dia 28 deste mês, um ciclo de palestras sobre a importância da imunização contra o Papilomavírus humano (HPV), infecção sexualmente transmissível, além da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. 


A ação, que é coordenada pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), é voltada para toda a rede municipal de ensino e será realizada sempre às 15h, no canal do YouTube da Semed.

No total, serão quatro lives direcionadas principalmente aos pais ou responsáveis pelos alunos da Semed. A primeira ocorreu na tarde desta quinta-feira, 7/10, com o tema “Proteger e cuidar do adolescente: imunização contra o HPV”.

O gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Mário Lima, destacou a finalidade das palestras.“Essa ação tem a intenção de sensibilizar e alertar todos os alunos de toda rede municipal sobre o HPV, sobre o câncer do colo uterino, bem como tem a finalidade de chamar a atenção dos pais ou responsáveis para atualização da caderneta de vacinação dos seus filhos, tendo em vista a campanha de multivacinação da Prefeitura de Manaus”, explicou o gerente.

Durante a live, a chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa, a enfermeira Gerda Costa, frisou a relevância da imunização do HPV e ressaltou ainda os problemas de saúde futuros que o Papilomavírus humano pode causar, caso a vacinação não seja feita no momento certo.

“É importante que os adolescentes tomem essa vacina para prevenir um futuro câncer de colo de útero, de pênis, de boca ou de mama. E é importante que os pais ou responsáveis e toda sociedade esteja envolvida na prevenção contra o HPV”, disse.

Programação

No dia 14 de outubro, será trabalhado o tema “Prevenção do Câncer de Mama”. No dia 21, será abordada a “Prevenção do Câncer do colo útero” e, no dia 28/10, será discutido o papel da alimentação na prevenção do câncer de mama.

Foto - Asafe Augusto/Semed

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.