Últimas

Prefeitura reúne com instituições de ensino para tratar da qualidade do ar em Manaus

A atenção à poluição ambiental foi tema de reunião realizada nesta quinta-feira, 28/10, pela Prefeitura de Manaus, na sede da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), no bairro Vila da Prata, zona Oeste, que contou com representantes de órgão municipais e instituições de ensino superior, para discutir soluções que possam reduzir a emissão de gases poluentes nas vias de Manaus.


O encontro também contou a presença de representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que analisaram as opções para medir a qualidade do ar na capital.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, a reunião foi o pontapé inicial em busca de alternativas para a melhoria da qualidade do ar em Manaus.

“A qualidade do ar é um dos problemas das grandes cidades e esta reunião é para começarmos a discutir o assunto e quais os mecanismos que podemos implementar, para fazer o monitoramento e saber a qualidade do ar e, a partir daí, adotar as medidas de fiscalização. Foi uma reunião preliminar, mas nasce daqui um grupo disposto a elaborar todo um trabalho, para que tenhamos um programa de controle e qualidade do ar”, afirmou Martins.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Ademir Stroski, um projeto apresentado pela Ufam vai de encontro a uma proposta já em andamento no âmbito da Semmas. “Queremos estabelecer um controle na qualidade do ar e qual a expectativa futura disto. Temos uma frota circulante grande, eventos climáticos, período do ano que traz uma preocupação maior, sazonalidade em relação às queimadas”, observou.

De acordo com a professora do Departamento de Química da Ufam, Cristine de Melo Dias Machado, a reunião foi produtiva por reunir diversos setores. “Com os encaminhamentos daqui vamos começar um planejamento para tornar efetivo o monitoramento da qualidade do ar em Manaus”, destacou.

Fotos - Sidney Mendonça / IMMU

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.