Últimas

Profissionais de saúde participam de sessão de ginástica laboral durante mutirão Vacina Amazonas

Uma equipe do projeto RespirAR, que compõe o programa Saúde Amazonas, promoveu uma sessão de ginástica laboral no Centro de Convivência da Família (CCF) Magdalena Arce Daou, um dos pontos coordenados pelo Governo do Estado durante a 21ª edição do mutirão Vacina Amazonas, nesta sexta-feira (1º/10) e sábado (02/10).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

De acordo com a profissional de educação física Hanna Melo, o objetivo da ação é tornar mais confortável a jornada de trabalho dos profissionais que atuam no mutirão.

“Como são muitas horas de trabalho, a gente usa a ginástica laboral como relaxamento, alongamento. Eles usam muito os membros superiores, ficam muito tempo em pé ou sentados. Então a ginástica laboral vai diretamente ali no relaxamento para o funcionário. A gente acaba tirando o foco do que está fazendo e tendo um tempo de lazer”, destacou.

O RespirAR, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) foi criado para oferecer atendimento em fisioterapia e atividade física, visando a reabilitação cardiopulmonar pós-Covid. Atualmente os profissionais do projeto realizam atividades nos Centros de Convivência, Policlínicas e Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis).

Hanna Melo ressalta que a realização de mutirões é importante para impulsionar a vacinação e evitar que mais pessoas adquiram sequelas respiratórias provenientes da Covid-19.

“A vacinação está aí justamente para isso, principalmente para essas novas cepas não darem continuidade e a gente retroceder no que estamos fazendo. O programa RespirAR veio para dar esse apoio às pessoas que não têm condições financeiras. Então o Governo do Amazonas está proporcionando, nos Centros de Convivência, uma forma de voltar a ter qualidade de vida”, observou a profissional de educação física.

Vacina Amazonas – O Governo do Amazonas realiza, em parceria com a Prefeitura de Manaus, um novo mutirão Vacina Amazonas nesta sexta-feira (1º/10) e sábado (02/10). Em sua 21ª edição, o mutirão tem como principal objetivo aplicar doses de reforço da vacina contra a Covid-19 em profissionais de saúde a partir de 45 anos e pessoas a partir de 60 anos, que tomaram a segunda dose há mais de seis meses (ou até 1º /04), e em imunossuprimidos com 18 anos ou mais.

Também serão disponibilizadas a primeira e a segunda doses para pessoas com 12 anos ou mais. Serão seis pontos estratégicos que funcionarão com horário estendido: das 9h às 21 na sexta-feira e das 9h às 18h no sábado. Os postos das unidades básicas de saúde (UBS), da Prefeitura de Manaus, atenderão no horário das 9h às 16h nos dois dias de mutirão.

Os pontos estratégicos que funcionarão em horário estendido são: Centro de Convivência da Família (CCF) Magdalena Arce Daou (pedestre), Centro de Convenções de Manaus-Sambódromo (drive-thru), CCF Padre Pedro Vignola (pedestre), Shopping Phelippe Daou (pedestre), Studio 5 Centro de Convenções (pedestre) e Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru).

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vai coordenar dois pontos estratégicos: o Sambódromo, onde haverá 26 postos de vacinação, e o CCF Magdalena Arce Daou, com 16 postos.

Documentação – Para se vacinar, com segunda dose e dose de reforço, é necessário apresentar documento original com foto, CPF e carteira de vacinação. Para os imunossuprimidos, além dessa documentação, um laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

Para quem vai receber a primeira dose, é necessário que o interessado apresente, obrigatoriamente, um documento oficial com foto com o número do RG, CPF, comprovante de residência (original e cópia) e Cartão de Vacina.

Postos de Vacinação que funcionarão em horário estendido

Dia 1º/10 - Sexta-feira – Das 9h às 21h

Dia 02/10 – Sábado – Das 9h às 18h

• Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (pedestre)

Avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus

• Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus

Avenida Pedro Teixeira, 2.595, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus

• Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (pedestre)

Rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus

• Shopping Phelippe Daou (pedestre)

Avenida Camapuã, 2.985, bairro Jorge Teixeira, zona norte de Manaus

• Studio 5 Centro de Convenções (pedestre)

Avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus

• Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru)

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José, zona leste de Manaus

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.