Últimas

Programação do Outubro Rosa na FVS-RCP segue com relato de superação do câncer de mama nesta quarta-feira (13/10)

A programação da iniciativa “Outubro Rosa – Para além da campanha” da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) seguiu, nesta quarta-feira (13/10), no auditório da instituição, com o relato de superação de câncer de mama.


A palestrante foi a professora aposentada Socorro Torres, de 63 anos, que relatou sobre como descobriu o nódulo cancerígeno na mama esquerda aos 45 anos em 2003 e realizou o tratamento do câncer agressivo, por 10 anos, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Ela foi submetida a uma mastectomia radical (procedimento cirúrgico de remoção total da mama, de linfonodos axilares e musculos peitorais que se encontram atrás da glândula mamária). Durante o tratamento, a professora passou também por seis sessões de quimioterapia e 28 sessões de radioterapia.

Segundo Socorro, é importante que seja mantida a disciplina para se tomar todas as medicações receitadas pela equipe médica da FCecon. “Tomava meus remédios caseiros com plantas medicinais, mas nunca abandonei os remédios que os médicos passavam. Não existe substituir os medicamentos passados pelos médicos”, afirmou Socorro.

Socorro também apontou que mudou hábitos alimentares e cessou o consumo de alimentos inflamatórios. Mas, segundo a professora, acima de tudo, a positividade é essencial no bom desempenho do tratamento.

“Eu jamais pensei que poderia contar a minha história sem chorar. A força que eu encontro é na minha fé. Se hoje estou aqui, foi Deus quem me curou com a ajuda dos médicos. Eu quero viver mais por mim mesma. Eu dou valor à vida”, disse a professora.

Uma das funcionárias presentes no evento foi Socorro Lima, do Grupo Técnico de Integração da FVS-RCP (GTI/FVS-RCP), que disse ter gostado da iniciativa de trazer alguém que superou o câncer de mama. “É uma experiência muito boa, e é dessas experiências que a gente tira coisas boas. Quando você ou alguém da sua família adoece, você lembra de como a palestrante reagiu e o que foi fundamental para que a doença fosse superada”, afirmou.

Campanha - Com a iniciativa “Outubro Rosa – Para além da campanha", a FVS-RCP busca ir além da campanha tradicional, abordando diversos aspectos do assunto, desde o educativo até as maneiras como um câncer pode afetar a autoestima de uma paciente, bem como sensibilizar funcionárias da instituição para a importância do autocuidado.

O evento foi organizado pela Gerência de Agravos Não Transmissíveis da FVS-RCP (GDANTs/FVS-RCP) e pelo Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES/FVS-RCP). A iniciativa já contou com uma palestra do oncologista Paulo Mendonça, da FCecon, na primeira quarta-feira do mês, dia 6, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado que inclui coletas de dados a respeitos dos acidentes de trânsito, realizadas pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da FVS (GDANTs). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTOS: Kássio Moraes/FVS-RCP e Jaqueline Macedo/FVS-RCP

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.