Últimas

Recuperação da orla de Japurá avança e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2022

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), alcançou 54% de avanço na obra de recuperação de uma erosão situada na orla do município de Japurá, na esquina da Travessa Raimundo Vasconcelos com a Avenida Amâncio Barbosa, no centro da cidade.


A obra vai conter o processo erosivo, recompor a pista da Avenida Amâncio Barbosa (a principal da cidade) e evitar a ocorrência de novos desmoronamentos, protegendo as ruas e as casas localizadas no entorno.

Com investimento de R$ 1.837.900,59, a obra, que tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2022, com o objetivo de garantir segurança para os moradores desta área da cidade e das pessoas que trafegam pela região.

Serviços – Com a conclusão dos serviços iniciais de retirada de solo mole, corte de talude e aterro, drenagem profunda com a colocação de bueiros, tubulação, bocas de lobo e escadarias hidráulicas; a obra está na fase de execução da impermeabilização dos taludes com tela para a colocação de concreto. Também está em andamento a construção de uma linha de rip-rap.

Geração de emprego – a recomposição dos taludes e da orla fluvial da sede do município de Japurá movimenta a economia local, gerando emprego e renda. A mobilização, de homens e de máquinas, para a realização desta obra significa a contratação de trabalhadores e a compra de insumos no mercado local.

Situado na calha do Alto Solimões e distante 744 quilômetros de Manaus, Japurá tem uma população estimada em 2.251 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2020.

FOTO: Divulgação/Seinfra

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.