Últimas

Reeducandos LGBTQIA+ do CDPM2 recebem certificação em Ornamentação de Festas

Nesta sexta-feira (1º/10), 15 reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM2) receberam a certificação do curso de Ornamentação de Festas, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a empresa cogestora da unidade, New Life.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O evento de entrega dos certificados aconteceu na própria unidade. O curso teve carga horária de 40 horas e contou com aulas práticas e teóricas sobre as técnicas da ornamentação de eventos, como criação de arcos, pêndulos, pequenas esculturas, centros de mesa, guirlandas, painéis, entre outras.

Para colocar em prática estes conhecimentos, os alunos produziram materiais relativos à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, e ajudaram na organização dos eventos em alusão à data.

Segundo o gerente de ressocialização da New Life, Alexandre Calixto, o curso é de extrema importância para o processo de ressocialização do indivíduo privado de liberdade, principalmente para os integrantes da sigla LGBTQIA+, que já sofrem pela falta de oportunidades apenas por serem quem são.

“Por meio das capacitações, podemos ampliar as chances do egresso de ter maiores oportunidades no mercado de trabalho e, assim, trilhar um caminho justo rumo à completa integração junto à sociedade. Não é apenas sobre trazer conhecimento, mas sim, promover dignidade e provocar o sentimento de pertencimento nos internos”, declara Calixto.

O diretor do CDPM 2, Márcio Pinho, informou que o curso também veio para suprir uma necessidade dentro da unidade.

“Quando fazíamos os eventos não havia profissionais para produzir a ornamentação, e agora podemos contar com esses reeducandos. Eles saem com uma profissão para executar quando forem egressos do sistema. Temos vários exemplos de ex-internos que estão trabalhando em cima das profissões que aprenderam aqui”.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.