Últimas

Vacina Amazonas: dose de reforço mantém defesa contra Covid-19, afirma o secretário de Saúde, Anoar Samad

A 21ª edição da campanha Vacina Amazonas iniciou nesta sexta-feira (1°/10) em Manaus, com o objetivo de aplicar a dose de reforço, 3ª dose da vacina contra a Covid-19, em profissionais da saúde a partir de 50 anos, pessoas a partir de 60 anos e em imunossuprimidos com 18 anos ou mais. O secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad, afirmou que a dose de reforço permite manter a defesa contra a Covid-19, com manutenção dos anticorpos que combatem o vírus.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

“Os trabalhos já mostraram que a terceira dose é fundamental, porque os níveis, vamos dizer assim, de defesa, de anticorpos do nosso corpo, diminuem com uma média de seis a oito meses. Por isso, foi instituída como norma técnica do Ministério da Saúde a aplicação da terceira dose. Essa terceira dose também é importante, pois os trabalhos mostraram que essa modalidade de RNA, que é um dado técnico, mas essa tecnologia da vacina da Pfizer, é a que melhor se aplica como dose de reforço”, explicou o secretário Anoar.

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, orientou que a vacinação deste público-alvo ocorre em seis pontos estratégicos da capital, funcionando com horário estendido, montados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus.

“São seis pontos estratégicos que vão das 9h até as 21h, tanto da Secretaria Municipal de Saúde como do Governo do Estado. Do Governo do Estado, exclusivamente, o Sambódromo e o Centro de Convivência Magdalena Arce Daou. Para consultar os outros pontos estratégicos, é só entrar no site da Secretaria Municipal de Saúde, bem como as 33 Unidades Básicas de Saúde”, afirmou.

Tatyana Amorim ainda orienta quais os documentos necessários para o público interessado em receber a dose de reforço.

“Com relação à documentação, é importante trazer RG, CPF. Se você é trabalhador de saúde, o contracheque ou a carteira profissional que é do seu conselho, e pode ser também o crachá de identificação. Para os imunossuprimidos, é importante trazer o laudo médico, e para eles é importante ressaltar que é para os acima de 18 anos, para fazer a dose de reforço, e o intervalo é de 28 dias da segunda dose. É diferente de idosos e trabalhadores de saúde, porque muitos imunossuprimidos têm que fazer dose de reforço com 28 dias da segunda dose, independente da vacina que tomou", indicou a diretora-presidente.

Locais de vacinação – Os pontos estratégicos que funcionarão em horário estendido são: Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Magdalena Arce Daou (pedestre); Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus (drive-thru); CECF Padre Pedro Vignola (pedestre); Shopping Phelippe Daou (pedestre); Studio 5 Centro de Convenções (pedestre); e Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru).

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da FVS-RCP, vai coordenar dois pontos estratégicos: o Sambódromo, onde haverá 26 postos de vacinação, e o CCF Magdalena Arce Daou, com 16 postos. Os demais pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus devem ser consultados no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus).

Documentação – Para se vacinar, com segunda dose e dose de reforço, é necessário apresentar documento original com foto, CPF e carteira de vacinação. Para os imunossuprimidos, além dessa documentação, um laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

Para quem vai receber a primeira dose, é necessário que o interessado apresente, obrigatoriamente, um documento oficial com foto com o número do RG, CPF, comprovante de residência (original e cópia) e Cartão de Vacina.

Postos de Vacinação que funcionarão em horário estendido

Dia 1º/10 - Sexta-feira – Das 9h às 21h

Dia 02/10 – Sábado – Das 9h às 18h

• Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (pedestre)

Avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus

• Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus

Avenida Pedro Teixeira, 2.595, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus

• Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (pedestre)

Rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus

• Shopping Phelippe Daou (pedestre)

Avenida Camapuã, 2.985, bairro Jorge Teixeira, zona norte de Manaus

• Studio 5 Centro de Convenções (pedestre)

Avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus

• Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru)

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.