Últimas

Campanha de Mega Vacinação contra covid-19 começa hoje em 6 capitais; saiba detalhes de como será em Manaus

 A campanha nacional de Mega Vacinação contra a covid-19 começa hoje (20). Para dar visibilidade à ação, o Ministério da Saúde vai promover eventos simultâneos nas cidades do São Paulo, Manaus, Curitiba, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro, o evento nesta última capital terá a participação do ministro Marcelo Queiroga.Campanha de Mega Vacinação contra covid-19 começa hoje em 6 capitais; saiba detalhes de como será em Manaus


A intenção é incentivar a população a voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose ou a dose de reforço. A campanha tem como slogan “Proteção pela metade não é proteção” e vai até 26 de novembro. Neste período, os postos de vacinação em todo país estarão preparados para intensificar a imunização da população.

O tema da campanha é “proteção pela metade não é proteção”. Em cada estado e município, as secretarias de Saúde irão definir esquemas nos postos de vacinação para contemplar a possibilidade de presença dos “atrasados”.

Para saber como e onde se vacinar, procure informações juntamente à prefeitura ou à secretaria de saúde do seu município. Normalmente, nas páginas e canais nas redes sociais são disponibilizados os pontos de vacinação e os horários em que estes ficam abertos.

A ação pretende incentivar que os 21 milhões de brasileiros que não tomaram a segunda dose da vacina procurem os postos e completem o ciclo vacinal. A iniciativa também pretende atingir as pessoas que estão aptas a tomar a dose de reforço. Cerca de 9,3 milhões de pessoas podem reforçar a imunidade contra a doença com uma terceira dose.

Até sexta-feira (19), havia 21 milhões de pessoas com a segunda dose atrasada. Até agora, 157,3 milhões de pessoas tomaram a primeira dose e 128,4 milhões , a segunda dose ou a dose única.

No topo dos estados com mais pessoas atrasadas estão São Paulo, com 4,1 milhões, e Minas Gerais, com 2,2 milhões. A faixa etária com mais pessoas nessa condição é a das idades entre 30 e 34 anos, com 2,9 milhões de pessoas.

A campanha recomeçará na segunda-feira (22) e vai até sexta-feira (26). Ela é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Manaus

A Prefeitura começa a vacinar, neste sábado, 20/11, com a dose de reforço, pessoas de 18 anos e mais, que tenham concluído o esquema vacinal há pelo menos cinco meses. A estimativa é que 207.545 pessoas estejam aptas a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Esse número não inclui os 134 mil que já tomaram a dose adicional até esta sexta-feira, 19.

A ampliação da faixa etária para a dose de reforço faz parte da estratégia do Ministério da Saúde com a “Megacampanha” de Vacinação contra a Covid-19 que será aberta às 9h em Manaus, na Arena da Amazônia, simultaneamente com outras cinco cidades brasileiras, para estimular a população a tomar a segunda dose.

Além da arena, estarão em funcionamento, neste sábado, outros nove pontos de atendimento. As unidades de saúde não abrirão em razão do feriado municipal da Consciência Negra. Também neste sábado, começa a funcionar o ponto de atendimento do shopping São José, na avenida Cosme Ferreira, bairro São José, zona Leste, em substituição do Clube do Trabalhador do Sesi, no Aleixo, que deixará de ser local de vacinação. No Studio 5 Centro de Convenções, na avenida Rodrigo Otávio, Distrito Industrial, zona Sul, não haverá oferta de vacina porque o espaço estará indisponível.

A população poderá procurar os seguintes pontos de vacinação ao longo do dia: shopping Phelippe Daou, na zona Norte, das 9h às 16h; shopping São José, na zona Leste, das 10h às 18h; Manaus Via Norte, das 11h às 20h; feira Manaus Moderna, das 8h às 12h; e shoppings Manauara, Manaus Plaza, Grande Circular, Ponta Negra e Sumaúma, das 11h às 21h.

A Arena da Amazônia, onde será aberta a “Megavacinação”, atenderá das 8h às 16h. Em todos esses locais serão oferecidas primeira e segunda dose e dose de reforço.

Os endereços dos pontos de vacinação com os respectivos horários poderão ser consultados no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19, e também nos perfis oficiais da secretaria no Facebook (Semsa Manaus) e Instagram (@semsamanaus).

Segunda dose

Em Manaus, de acordo com o registro do Sistema Municipal de Vacinação (SMV), nesta sexta-feira, 19, 365.440 pessoas haviam passado dos intervalos para a segunda dose dos imunizantes, sendo 62.121 de CoronaVac; 65.429 de AstraZeneca; e 237.890 da Pfizer.

Da estimativa de 237 mil jovens do público de 12 a 17 anos, 190 mil já haviam recebido a primeira dose e pouco mais de 80 mil concluíram o esquema vacinal. Dos 110.700 que ainda precisam tomar a segunda dose, 104 mil já passaram do prazo de 21 dias do intervalo entre doses.

Documentos

Os adolescentes de 12 a 17 anos que forem receber a primeira dose deverão estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos, que precisará assinar uma declaração de responsabilidade no verso da cópia do comprovante de residência. Também será necessário apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS). Quem tiver 18 anos ou mais, precisa levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.

No caso da segunda dose, só é preciso apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar pelo aplicativo ConecteSus, que pode ser instalado no celular. Adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar com os pais ou um responsável maior de 18 anos.

Para a dose de reforço é preciso apresentar o documento de identidade, CPF e a carteira de vacinação com o registro das duas doses. O mesmo vale para os trabalhadores da saúde. Os imunossuprimidos devem consultar nos cards nas redes sociais da Semsa o tipo de comprovação da condição de saúde que pode ser apresentado.

 

 

Com auxílio de informações via Agência Brasil e Assessoria Semsa Manaus

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.