Escola da zona sul realiza correção de simulados no ‘Dia D do Saeb’

Duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual (EE) Benício Leão, na zona sul de Manaus, fizeram a correção de questões do simulado preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nesta quinta-feira (11/11), 648 escolas do Amazonas participaram do “Dia D do Saeb”, mobilização para conscientização da importância da prova.


Em todo o Amazonas, 648 escolas vão realizar as provas, sendo 222 em Manaus, e 426 no interior, incluindo as salas anexas. Participam das avaliações, alunos dos ensinos Regular, Mediado por Tecnologia e Educação Indígena.

A secretária adjunta da Capital, Arlete Mendonça, frisou que a Secretaria de Estado de Educação e Desporto já estava trabalhando na preparação dos alunos e forneceu material para ampliar os estudos.

“Tivemos um conjunto de materiais fornecidos para que os estudantes recebessem um preparo, para que entendessem os assuntos e absorvessem os conteúdos para realizar as provas, tendo em vista que esta é a primeira avaliação que eles estão fazendo depois do início da pandemia”, pontuou a secretária.

Na EE Benício Leão, os 71 alunos das duas turmas de 5º ano fizeram a correção das provas de simulados. A gestora da unidade, Ádila Marta, reuniu com os pais para conscientizá-los do que é o Saeb e da necessidade de participar da prova, que acontece em todas as escolas públicas do país.

“A gente já se reuniu com os pais antes, para falar do Saeb e como é importante fazer. Hoje, os convocamos novamente para reforçar que é imprescindível trazer as crianças no dia da prova, faça chuva ou faça sol”, diz a gestora.

Saeb – O sistema é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante, por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública. Neste ano, as provas serão aplicadas de 22 de novembro a 10 de dezembro.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem