Últimas

Escolas da zona Leste realizam mostra cultural em alusão ao ‘Dia da Consciência Negra’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 19/11, a 7ª Mostra da Diversidade Cultural com o tema “Abayomis: Cultura, Diversidade e Tecnologia”, em escolas da zona Leste da capital.


O objetivo foi desenvolver de forma transdisciplinar a correlação com as bonecas abayomis, (confeccionadas de pano), com a cultura, a diversidade, os recursos tecnológicos, além da relevância no contexto histórico e a influência negra na atual conjuntura.

O evento, que foi em alusão ao “Dia da Consciência Negra”, celebrado neste sábado, 20, foi coordenado pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2. As atividades de conscientização iniciaram no último dia 12 e seguem até o dia 30 deste mês e contam com a participação de 12 unidades de educação e mais de 2 mil crianças e adolescentes.

“Todas as nossas escolas, desde a educação infantil ao ensino fundamental, têm a missão de levar as nossas crianças e adolescentes a refletirem sobre a importância da contribuição do povo negro para a sociedade brasileira, e se existe o Dia da Consciência Negra, é para que a gente possa refletir sobre a importância da contribuição do povo africano em nossas vidas”, salientou a chefe da DDZ Leste 2, Socorro Duarte.

Várias atividades foram desenvolvidas na exposição, como: a recitação e dramatização do poema da “Abayomis”, Masterchef mirim: com demonstração, apresentação e degustação de alimentos africanos; confecção de bonecas abayomis; brincadeiras e danças africanas; rodas de conversa, entre outros.

A creche municipal Neide Tomaz Avelino, no bairro Jorge Teixeira, atende 182 crianças no maternal 1, 2 e 3, e trabalhou durante toda a semana para a ação.

“De forma lúdica utilizamos a boneca abayomi, que fala do respeito, da paz e das diferenças. Todas as atividades aconteceram com recreação, contação de histórias, rodas de conversas e degustação de comidas típicas africanas”, informou a gestora interina da creche, Zuila Carvalho dos Santos.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.