Últimas

Exposição ‘Faces da Nossa História’ chega ao fim com sucesso de público em Manaus

Um resumo da memória, da cultura e da identidade do Amazonas por meio das leis e decretos estaduais publicados nos últimos 130 anos.


Foi o que a exposição “Faces da Nossa História” apresentou à população amazonense de 1º de outubro a 15 de novembro, em shoppings de Manaus.

A mostra, comemorativa dos 129 anos da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) e 128 anos do Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), reuniu 525 pessoas no Manauara Shopping (1º a 11 de outubro), Millennium Shopping (12 de outubro a 3 de novembro) e Shopping Grande Circular (4 a 15 de novembro).

Uma realização do Governo do Estado, a mostra exibiu elementos visuais e símbolos do Amazonas, associando-os às principais legislações com referência à arte e à cultura local, à natureza e ao turismo, a indústria e economia, povos tradicionais, crenças e religiosidades, títulos de patrimônios, monumentos históricos, dentre outros.

Legislações e outros atos oficiais relacionados a momentos importantes do desenrolar da história amazonense foram exibidos na exposição, a exemplo da inauguração do Teatro Amazonas em 1896, da implantação da Zona Franca em 1967, da visita do Papa João Paulo II ao Amazonas em 1980 e do enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“O aniversário da IOA foi comemorado em 31 de agosto, e o aniversário do DOE em 15 de novembro. Reunimos a nossa história, relacionada à história do Amazonas, e levamos tudo isso à população em forma de entretenimento e informação”, explicou João Ribeiro Jr., diretor-presidente da IOA.

Para o estudante Nicolas Moisés, de 17 anos, que visitou a mostra “Faces da Nossa História” junto com outros colegas no Shopping Grande Circular, a exposição agregou conhecimento. “Pudemos ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o nosso passado e a nossa história”, disse.

Revista e intervenções – Além das imagens, cada um dos 18 expositores da mostra era acompanhado de um texto e QR Code que redirecionava o visitante ao site oficial da exposição e às leis e decretos associados ao conteúdo. A revista “Faces da Nossa História”, disponibilizada gratuitamente, teve seus mil exemplares totalmente distribuídos durante a exposição.

Durante a exposição, intervenções artísticas com um casal de mestre-sala e porta-bandeira G.R.E.S. Vila da Barra e de atores representando um casal do tempo da Belle Époque animaram o público nos shoppings Millennium e Grande Circular. “A arte, a cultura e o Carnaval fazem parte da nossa identidade”, comentou a professora Maria Ribeiro, visitante da mostra.

Imprensa Oficial – Em 2021, a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) completou 129 anos. Hoje uma autarquia do Governo do Estado, tem a atribuição de publicar o Diário Oficial, de produzir serviços gráficos e editoriais para órgãos públicos e de gerir acervos e informações institucionais.

Em quase 130 anos de existência, a IOA e o Diário Oficial vêm testemunhando importantes pontos da história do país e do Amazonas, passando por mudanças significativas e acompanhando a evolução das tecnologias e a modernização de processos, atividades e serviços de informação.

FOTOS: Winnetou Almeida

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.