Últimas

Manaus terá primeira UBS em comunidade indígena

 Manaus/AM- O  Parque das Tribos, comunidade localizada na região do Tarumã-Açu, Zona Oeste de Manaus, onde residem aproximadamente 4,5 mil indígenas de 35 etnias, vai receber a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS), com atendimento diferenciado para esse público.

A nova unidade, de porte 4, vai prestar assistência aos indígenas, respeitando as questões culturais específicas, e também à população que reside no entorno, estimada em 40 mil pessoas. 

A UBS deve ficar pronta em 12 meses e que, com ela, a Prefeitura de Manaus salda uma dívida com essas populações.

Porte 4

A primeira UBS voltada para o atendimento à comunidade Parque das Tribos, será de porte 4, preparada para serviços gerais de prevenção e assistência à saúde. No local serão realizadas consultas médicas e de enfermagem, identificação e tratamento clínico de doenças prevalentes na região, como tuberculose, hanseníase, dengue, e outras, além de vacinação e vigilância nutricional.

Também haverá atenção à saúde materno-infantil, com assistência ao pré-natal, puerpério e climatério (menopausa) e outros serviços para crianças, adolescentes, adultos  e idosos, inclusive prevenção do câncer do colo do útero, de mama e próstata, prevenção e assistência à hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites virais e HIV; além de assistência ginecológica, acompanhamento de Pessoas com Deficiência (PcD); e acompanhamento de pessoa com transtornos mentais comuns (leves).

Na área de procedimentos, a unidade vai oferecer serviços como curativos, retirada de pontos, coleta para exames de laboratório; coleta de preventivo (Papanicolau), aferição de pressão arterial e glicemia capilar e, ainda, administração e dispensação de medicamentos.

A nova UBS é a segunda das 20 unidades de Porte 4 que serão construídas pela Prefeitura de Manaus como parte do projeto de reestruturação da rede municipal. Além dessas, 68 unidades da rede estão sendo reformadas e modernizadas para oferecer mais segurança e conforto aos usuários e mais qualidade na prestação dos serviços de saúde na Atenção Primária.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.