Últimas

​Ouvidoria do TCE-AM encerra monitoramento nas escolas do projeto Ouvidoria Estudantil

Na tarde de ontem (18), a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) encerrou a fase de visitas às escolas do projeto Ouvidoria Estudantil, após dois meses de monitoramento.


Para encerrar as visitas, as equipes do TCE-AM e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estiveram na Escola Municipal Siria Mamed Amed Chagas, no bairro Santa Etelvina, e na Escola Municipal Aristóphanes Bezerra de Castro, no bairro Cidade de Deus, ambas localizadas na zona Norte de Manaus.

O presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, ressaltou a iniciativa exitosa da Ouvidoria do Tribunal. "A Ouvidoria do Tribunal transformou os grêmios estudantis em unidades de controle externo das ações dentro da escola. Isso é inovador e já serve de modelo para os demais tribunais do país. Parabenizo todos os envolvidos neste projeto", afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

“Encerramos uma importante fase do projeto Ouvidoria Estudantil, pois, através dessas visitas, tivemos a oportunidade de conhecer a realidade de cada escola e, assim, adequar o projeto para cada cenário que encontramos”, disse o conselheiro-ouvidor da Corte de Contas amazonense, Érico Desterro.

Relato sobre a experiência, por parte dos alunos e corpo docente das escolas, além da explicação do preenchimento do formulário de recebimento das manifestações foram as atividades realizadas durante a visita.

“O Ouvidoria Estudantil está sendo incrível, estamos percebendo o interesse dos demais alunos pelo projeto, eles já estão se manifestando e, nós, do Grêmio Estudantil, ficamos felizes por estarmos alcançando o objetivo de fazer a voz dos nossos colegas ser ouvida”, disse o presidente do Grêmio Estudantil da escola Aristóphanes Bezerra, Allans Miguel.

Além das escolas visitadas ontem, nos dois meses de monitoramento, a Ouvidoria passou pelas escolas Abílio Alencar, Abílio Nery, Ana Mota Braga, Antônia Pereira, Dalvina Oliveira, Dulcenides dos Santos, Jarlece da Conceição, Lucila Freitas, Raimundo Nonato Magalhães Cordeiro, Rodolpho Valle, Vila Da Felicidade e Waldir Garcia.

Sobre o projeto

O projeto é uma parceria da Ouvidoria do TCE-AM com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), e tem como objetivo capacitar os alunos da rede pública de ensino, promovendo o protagonismo estudantil na gestão escolar, bem como a participação cidadã, além de fortalecer o controle social.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.