Últimas

População aprova a criação de pontos descentralizados para a vacinação contra a Covid-19 em Manaus

Como forma de facilitar o acesso da população às vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus tem apostado na abertura de pontos descentralizados para atendimento em toda a cidade.


Além de salas de vacinas em unidades básicas de saúde, em clínicas da família, em policlínicas e pontos estratégicos situados em áreas de grande fluxo de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza espaços para a vacinação em sete shoppings, seis deles funcionando de quinta-feira a domingo, e o shopping Millenium, na avenida Djalma Batista, no bairro Chapada, zona Centro-Sul, que começou a atender na terça-feira, 16/11. No novo ponto, que teve a aprovação dos frequentadores e cuja operação será de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, foram aplicadas 517 doses no primeiro dia.

A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, destacou que essa é uma das estratégias da gestão do prefeito David Almeida para aumentar a cobertura da imunização contra a Covid-19 em Manaus. “Temos, ainda, um déficit nas segundas doses, com mais de 360 mil pessoas que não voltaram para concluir o esquema vacinal e aquelas mais de 175 mil que nem a primeira dose tomaram. Estamos atendendo já com a dose de reforço, que terá a faixa etária ampliada por orientação do Ministério da Saúde. Ainda essa semana abriremos ponto em mais um shopping, o São José, na zona Leste”, contou.

A pensionista Elza Bindá precisava tomar a terceira dose. Após sair de uma consulta médica, soube do ponto aberto pela Semsa no shopping Millenium. “Eu aproveitei para receber logo a dose de reforço. Tive perdas na família por causa dessa doença: minha mãe; e, nove dias depois, meu filho. Por isso aconselho que todo mundo tome a vacina, para evitar passar pelo sofrimento que passei”, contou, emocionada.

Ellen Ventura, que é técnica em enfermagem, soube pela televisão que no shopping Millenium também haveria um ponto e buscou a dose de reforço, por ser trabalhadora da saúde. “É muito importante que estejamos imunizados e protegidos, não só os profissionais da saúde, mas toda a população, de Manaus, do Amazonas e de todo o mundo”, disse.

O estudante Caio Gemaque também aproveitou o novo ponto para concluir o esquema vacinal. “Vim ao Millenium para abrir uma conta bancária. Quando vi o ponto, tratei de tomar logo a minha segunda dose e garantir a minha proteção. Facilitou muito a minha vida a abertura desse ponto. Vim resolver uma coisa e resolvi logo duas”, elogiou.

Na avaliação da técnica em patologia Dulcinara Ramos, da coordenação do ponto de vacinação do Millenium, a movimentação no primeiro dia de funcionamento foi boa. “As pessoas vêm ao shopping para comprar alguma coisa, pagar uma conta ou só mesmo para passear e já param aqui para atualizar a imunização. É muito importante andar com o cartão de vacina porque a Semsa está sempre ampliando o número de pontos de atendimento para facilitar o acesso das pessoas”, sugeriu.

Fotos - Camila Batista / Semsa

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.