Últimas

Prefeitura de Manaus realiza 1ª Mostra de Dança Literária da educação infantil em escolas da zona Sul

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 17/11, a primeira “Mostra de Dança Literária: 1,2, 3 e já li, pintei e criei… Agora, vou dançar!”, com alunos da educação infantil.


O objetivo foi desenvolver momentos de interação entre as crianças com histórias que estimulam a criatividade, oralidade, imaginação, percepção visual e auditiva, além de despertar o gosto da leitura. O evento ocorreu no auditório da Fundação Matias Machline, no Distrito Industrial, zona Sul.

A Mostra contou com a participação de 280 crianças de 31 unidades de ensino da educação infantil, entre creches, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e escolas mistas, que atendem alunos da educação infantil e ensino fundamental, gerenciadas pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, que em setembro iniciou o projeto “Super Leitores Infantis! Passeando pelos Clássicos Infantis”.

Para a chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento, o projeto é uma forma de trabalhar a literatura de várias formas, em que as crianças participam e vivenciam histórias clássicas da literatura infantil. “As crianças produziram um material didático da literatura infantil e a partir disso desenvolveram inúmeras atividades didáticas, na quais foi trabalhado o lúdico. Tudo isso foi construído nas escolas e hoje estão apresentando o resultado, por meio da dança e apresentação teatral”, comentou Jecicleide.

O projeto foi inspirado no trabalho realizado pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olavo Bilac, no Parque das Nações, com a confecção do “Livro Gigante”, que consolida a ação iniciada por meio de contação de história na sala de aula.

Para a apresentação na Mostra, cada escola escolheu uma turma para participar do evento com apresentações de clássicos literários infantis, por meio de dança e apresentação teatral como o “Casamento da dona baratinha, A Bela e a Fera, Anastácia, Branca de Neve, A árvore que não queria ser árvore”, entre outros.

A escola municipal Luzenir Farias Lopes, localizada no bairro São Sebastião, apresentou em dança a história “Festa no Céu”, com crianças do maternal 2. “Na creche, desenvolvemos cinco trabalhos, e para a Mostra nós escolhemos a ‘Festa no Céu’. Essa é uma forma de promover às crianças uma experiência junto com a literatura e a dança, e aqui estão as crianças que mais se divertiram durante toda a execução do projeto”, informou a gestora da creche, Tathiane Cunha.

Já a pequena Yasmim Valentina dos Santos, 4, do 2º período no Jardim da Infância Casa da Criança, no Centro, apresentou o musical “A Bela e a Fera”, e disse que aprendeu direitinho a história. “A Fera estava brava com a Bela e com o pai dela, por isso ele (Fera), trancou o pai da Bela no castelo, que trocou de lugar com ele, no final a Bela e a Fera se apaixonaram”, contou Yasmim, que falou ainda sobre a dança.

“A nossa dança foi muito bonita, gostei muito. Eu não fiquei nervosa porque estava com as minhas amigas e nós ensaiamos muito”, completou.

Fotos - Eliton Santos / Semed

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.