Últimas

Trabalhando a Liberdade: Reeducandos concluem serviços de limpeza e pintura no fórum de justiça de Tefé

O programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade tem sido um sucesso no interior do Amazonas.


Os reeducandos da Unidade Prisional de Tefé (UPT) (distante 523 quilômetros de Manaus), já estão concluindo a quarta frente de trabalho extramuros realizada no município, desde a implantação do programa no estabelecimento penitenciário, em setembro deste ano. Trata-se dos serviços de limpeza e manutenção executados no Fórum Desembargador Fábio Antônio do Couto Valle, localizado na estrada do aeroporto do município.

Desde o início desta semana, 12 internos trabalharam no local. Eles ficaram responsáveis pela pintura do meio fio e a limpeza geral do ambiente externo, que consistiu no recolhimento de entulho e capinação do terreno. A ação promete melhorias no prédio e a ocupação dos apenados.

Segundo o diretor da UPT, sargento Paulo Oney, a intenção é de que os reeducandos continuem a realizar periodicamente esses serviços no fórum, pois o desempenho de tais atividades é importante para ambas as partes. “Os proveitos dessa ação são indiscutíveis, afinal todos os envolvidos se beneficiam, em especial os reeducandos, que além de poderem desempenhar uma atividade laborativa externa, ainda recebem a remição de pena”, explica.

Atualmente, 20 internos integram o Trabalhando a Liberdade em Tefé. O programa é uma alternativa de ressocialização que possibilita ao preso a redução de um dia de sua pena a cada três dias trabalhados, previsto na Lei de Execução Penal (LEP), Lei nº 7.210.

Mais ocupação - Os internos, que já executaram serviços de manutenção, limpeza e pintura no 3° Batalhão da Polícia Militar e na Praça de Santo Antônio do município, não irão parar por aí. Os próximos locais previstos para receber a mão de obra carcerária são a Escola Estadual Eduardo Ribeiro e o recém-inaugurado Centro de Educação em Tempo Integral Francisco Hélio Bezerra Bessa – CETI.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.