ADS adquire 80 mil abacaxis e beneficia produtores rurais de Novo Remanso

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), adquiriu mais de 80 mil abacaxis de produtores rurais do município de Novo Remanso, em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).


Os frutos poderão ser degustados pelo público que for participar da 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que acontece até o próximo domingo (12/12), no Kartódromo da Vila Olímpica, zona centro-oeste. Os visitantes também poderão levar os frutos gratuitamente.

A iniciativa do Governo do Amazonas tem como principal objetivo atender de forma emergencial os produtores de abacaxi desta região que estão enfrentando um superávit de produção. Além da aquisição do produtor, que representa um investimento de R $200 mil, a ADS também irá auxiliar os produtores com a logística dos abacaxis de Novo Remanso até a Expoagro.

Representantes da Cooperativa Agropecuária do Novo Remanso (Coopanore) participaram na manhã desta quinta-feira (09/12) de uma reunião com o diretor-técnico da ADS, Marinildo Colares. Na ocasião, os produtores relataram as principais dificuldades enfrentadas na comercialização, uma vez que os produtos são destinados e comercializados apenas na área da Feira da Manaus Moderna, no Centro.

De acordo com Colares, além dessa aquisição para distribuição na Expoagro, a ADS já adquire os abacaxis de Novo Remanso no Programa de Assistência Familiar (PAF), ação emergencial idealizada e executada pelo governo durante a pandemia, onde os produtos são comprados direto do pequeno produtor.

“Atendendo a uma solicitação do governador Wilson Lima, a ADS, de maneira ágil e cordial, recebeu os produtores de abacaxi de Novo Remanso e deu essa resposta de imediato, como forma de escoar essa produção de modo emergencial, beneficiando os produtores e a população. Todos os abacaxis serão distribuídos gratuitamente aos visitantes da Expoagro e essa ação será realizada pelos próprios produtores”, ressaltou o diretor-técnico da ADS, Marinildo Colares.

Além de Novo Remanso, os produtores do município de Autazes também serão beneficiados e os abacaxis serão doados a famílias em vulnerabilidade social de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri.

FOTOS: Ruth Jucá/ADS

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem