Fapeam divulga resultados de editais de apoio à pesquisa e à formação de recursos humanos

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), vai dar apoio a 149 projetos de pesquisa. O investimento de quase R$ 17 milhões contempla propostas aprovadas nos editais do Programa de Apoio a Pós-Graduandos Fora do Estado do Amazonas (POSGFE), Programa de Fixação de Recursos Humanos para o Interior do Estado: Mestres e Doutores por Calha de Rio (Profix-RH), e Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30/12), após reunião do Conselho Diretor da Fundação.


Ao todo, 104 estudantes do Amazonas, que cursam ou que estão matriculados em cursos de mestrado e doutorado fora do estado, serão beneficiados por meio do edital do POSGFE. São 74 bolsas a mais do que estava previsto no edital, aumento que foi possível devido ao número surpreendente de propostas recomendadas pelo comitê de especialistas na análise de mérito.

O Conselho Diretor da Fapeam decidiu também ampliar os investimentos do Profix-RH diante da avaliação positiva das propostas e da disponibilidade orçamentária da Fundação. Os recursos são oriundos do tesouro estadual e impactam diretamente em competência técnicO-científica instalada no estado. As áreas de atuação são estratégicas, alinhadas ao Plano Plurianual 2020-2023 do Governo do Amazonas.

A ação inédita criada pelo Governo do Estado para atrair e fixar mestres e doutores no interior do Amazonas aprovou 27 projetos no âmbito do Profix-RH nos seguintes municípios: Presidente Figueiredo, Tefé, Tabatinga, Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Humaitá, Coari, Iranduba e Carauari. Os pesquisadores vão atuar no desenvolvimento de pesquisas de cunho científico, tecnológico e de inovação, em instituições de ensino e pesquisa, assim como contribuir para resolutividade de problemas locais.

Outro programa pioneiro que teve o resultado divulgado é o Prodeb, destinado a apoiar projetos de pesquisa e de inovação tecnológica, coordenados por professores que têm títulos de mestres e doutores e que atuam na educação básica. O Programa selecionou 18 propostas. Desse número, 16 são de professores da Secretaria de Educação e Desporto, e duas da Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus).

Avaliação – Lançados juntamente com outros editais no dia 7 de julho deste ano, data em que se comemora o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, os editais Prodeb n° 006/2021, Profix-RH n° 009/2021 e POSGFE n° 012/2021 seguiram o processo de seleção pública. As propostas submetidas foram avaliadas na etapa de enquadramento, com a análise da equipe técnica da Fapem em relação ao cumprimento dos requisitos e documentos solicitados para a concorrência ao edital.

Em seguida, cada proposta enquadrada foi submetida ao Comitê de Especialistas para a avaliação de mérito. Após as considerações técnicas e do Comitê de Especialistas, seguiram para aprovação do Conselho Diretor da Fundação.


FOTOS: Érico Xavier/Fapeam

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem