Últimas

Idam e Ufam apoiam projeto que incentiva jovens ao cooperativismo e associativismo em Parintins

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e associações comunitárias, iniciou na última semana um projeto que incentiva jovens a participar de atividades voltadas ao fortalecimento de associações e cooperativas do município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).


O objetivo é estimular a participação do público jovem na construção de estratégias que possibilitem o desenvolvimento rural sustentável das atividades da agricultura familiar, praticadas por organizações sociais das comunidades de Nossa Senhora do Rosário, Maranhão, Terra Preta e Ponta Alta. Participam do projeto lideranças comunitárias experientes e jovens rurais.

De acordo com a técnica em recursos pesqueiros e responsável pelo projeto, Adria Albuquerque, as comunidades irão participar de várias etapas do projeto, desde a apresentação das demandas para seleção dos temas até a indicação dos locais para a realização de oficinas. O Idam Parintins entrará com apoio no planejamento de oficinas, rodas de conversa e atividades culturais sobre educação no campo, protagonismo juvenil e territorial.

Ainda segundo Adria, a iniciativa foi bem aceita pelos jovens das comunidades rurais.

“A recepção do projeto está sendo de forma positiva. A primeira comunidade a iniciar foi a comunidade Nossa Senhora do Rosário. Durante a atividade foi elaborado um questionário para exposição do projeto e das ações em parceria que visam o desenvolvimento econômico e social da comunidade”, destacou Adria, ao ressaltar que o primeiro encontro contou com a participação de 32 participantes.

Projeto – O projeto surgiu como parte de experiências realizadas em atividades de extensão pela Ufam, com lideranças comunitárias e jovens a partir de 16 anos.

A iniciativa conta com a coordenação externa da professora Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos, e o apoio técnico da Unidade Local do Idam em Parintins e instituições parceiras como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), cooperativas e associações comunitárias.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.