Idoso de 61 anos é encaminhado a abrigo com apoio de técnicas da Sejusc

Um idoso de 61 anos, que estava em situação de rua no conjunto Manôa, zona norte de Manaus, foi resgatado por equipes sociais do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) e encaminhado na manhã desta quinta-feira (09/12) a uma associação que acolhe idosos em risco social na capital.


De acordo com a psicóloga Julia Oliveira, as equipes receberam uma mensagem por meio das redes sociais relatando a situação do idoso. Segundo o relato, ele havia perdido o emprego, e como não conseguiu cumprir com o aluguel, foi despejado, passando a viver com o filho de 13 anos nas ruas do conjunto Manoa. Eles contavam com ajuda de doações de comunitários.

De imediato, as técnicas da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, que gerencia o Cipdi, realizaram na manhã de quarta-feira (08/12), uma visita ao local onde eles estavam vivendo. Já nesta quinta-feira (09/12), a pasta viabilizou o encaminhamento dele à Fraternidade Amigos Irmãos da Caridade (FAIC), que acolhe idosos em vulnerabilidade social.

A secretária Mirtes Salles, titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), destaca que um dos deveres da pasta é articular políticas públicas para a pessoa idosa. Ela também reforça o cumprimento dos princípios estabelecidos pelo Estatuto do Idoso e a Política Nacional do Idoso (PNI) de prevenção à violação de direitos contra essa população.

De acordo com a secretária Luciana, executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, com esse atendimento humanizado, direcionado a pessoas como o acolhido, é possível proporcionar qualidade de vida e esperança às pessoas que se encontram na mesma situação.

"Esse trabalho do Governo do Amazonas, via Sejusc, é de extrema importância, uma vez que esse senhor, por conta do desemprego, potencializado na pandemia, passou a ser uma pessoa em situação de rua. Nossa assistente social Terezinha Carneiro fará todos os encaminhamentos para verificar os benefícios no INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], haja vista que ele tem mais de 60 anos de idade”, disse.

Ainda de acordo com a secretária, a criança de 13 anos, foi encaminhada a uma conhecida do idoso, mas a Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc juntamente com o Conselho Tutelar de Manaus irá acompanhar o caso para prestar o apoio necessário.

Centro Integrado – O objetivo do Cipdi é promover a proteção e a defesa dos direitos da pessoa idosa, e os serviços da unidade oferecidos por meio de equipe técnica de multiprofissionais nos atendimentos psicossociais, registro de denúncias, orientações e encaminhamentos, bem como atividades específicas desenvolvidas pelos profissionais assistentes sociais e psicólogos, como visitas domiciliares, mediações de conflitos, elaboração de relatórios sociais e relatórios psicológicos.

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem