Últimas

Na 43ª edição da Expoagro, o Ipaam promove orientações ambientais para produtores rurais do Amazonas

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Controle Agropecuário (GCAP), promoveu, na manhã desta sexta-feira (10/12), uma palestra para passar orientações aos produtores rurais na 43ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), realizada no Kartódromo da Vila Olímpica, bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. Os analistas ambientais Arivan Ribeiro Reis e Fidel Castelo Branco foram os palestrantes.


A palestra foi voltada ao esclarecimento sobre os principais aspectos referentes às regularizações ambientais necessárias para as atividades agropecuárias no Estado do Amazonas. Com acesso a esse tipo de informação e serviço ambiental, os agricultores podem desenvolver estratégias de produção mais responsáveis com o meio ambiente e as legislações vigentes. Um dos palestrantes enfatizou o espaço para a regularização ambiental, etapa inerente ao desenvolvimento do agronegócio.

“A realização da palestra foi fundamental, para os produtores que estiveram aqui, pois apresentamos como, por que e onde buscar o licenciamento ambiental. Em um evento tão importante para o setor agropecuário do Amazonas, como é a Expoagro, é de suma importância a participação do órgão ambiental, pois oportuniza o diálogo direto com os visitantes e produtores locais, esclarecendo e tirando as dúvidas de como regularizar ambientalmente seus imóveis e suas atividades produtivas”, pontuou Arivan.

Na ocasião, foram apresentadas as licenças expedidas pelo Ipaam de acordo com cada tipo de produção, além de suas finalidades, as leis federais e estaduais que amparam o trabalho do órgão, os procedimentos indispensáveis à regularização, bem como respostas para questionamentos dos produtores. O encontro contou com cerca de 19 participantes, entre eles, representantes de comunidades tradicionais de Iranduba e Manacapuru, que trabalham com inúmeras atividades rurais, entre cultivo de frutas, suinocultura e hortas.

Ipaam na 43ª Expoagro — Até domingo (12/12), o Ipaam continua no stand das instituições parceiras da Expoagro, prestando as devidas direções sobre os serviços oferecidos do Instituto, sobretudo, dos licenciamentos que dizem respeito às atividades agropecuárias no Estado do Amazonas.

Além disso, o Instituto estará doando mudas de plantas medicinais, frutíferas e ornamentais para os visitantes do stand.

FOTO: José Narbaes/Ipaam

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.