Últimas

Prefeitura de Manaus e Unicef promovem qualificação em saúde para reduzir mortalidade infantil

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promoverá, no período de 24 a 26 de janeiro, o curso de Capacitação em Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), que será direcionado a 30 profissionais de saúde da rede municipal.


O curso faz parte de um conjunto de ações a serem concretizadas na rede de Atenção Básica de Saúde, que é gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de reduzir em 10% a mortalidade infantil em crianças de zero a cinco anos. São ações que perpassam a ampliação dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pela capacitação dos profissionais de saúde que atuam nesses estabelecimentos de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do prefeito David Almeida, de qualificar os serviços ofertados pela atenção primária à saúde. “O prefeito David Almeida está muito focado em melhorar a atenção primária, tanto no que refere à estrutura, com a modernização das Unidades Básicas de Saúde, quanto no aprimoramento do atendimento, com a realização de cursos para os profissionais de saúde”, disse.

O local do evento, que será realizado de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação do Sarsc-Cov-2, ainda será definido.

A gerente da Rede Cegonha da Semsa Manaus, Lúcia Marques de Freitas, explicou que a capacitação fortalece o enfrentamento às doenças prevalentes na infância, como diarreia e infecções respiratórias.

“Neste primeiro momento serão 30 profissionais que farão essa atualização, mas pretendemos fazer mais eventos como este em 2022, para que mais trabalhadores da saúde sejam contemplados. Essa atualização é fundamental, para que o atendimento seja melhorado e a consequência é a redução da mortalidade materna”, pontuou.

AIDPI

A estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) é uma abordagem desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde, baseada em normas internacionais de impacto na redução da morbimortalidade infantil.

Em Manaus, a estratégia já foi apresentada aos profissionais de saúde do município em novembro, por meio de webconferência. Em 2022, a capacitação será realizada de maneira presencial reforçando o enfoque à prevenção e formas de controle às doenças, analisando a complexidade que engloba a vida da criança.

“Estamos muito otimistas em relação aos resultados que o curso alcançará, para reduzir a mortalidade infantil. Todos nós, da rede de atenção primária, estamos muito empenhados para proteger a infância”, assinalou.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.