Prefeitura de Manaus entrega UBS L-46 após serviços de revitalização

 Manaus – A Prefeitura entregou, na tarde desta sexta-feira, 17/12, a Unidade Básica de Saúde (UBS) L-46, localizada na rua 1° de Junho, no Zumbi dos Palmares, zona Leste, após serviços de revitalização, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). 


A unidade, de 132 metros quadrados, é integrante da estrutura do Distrito de Saúde (Disa) Rural e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, realizando, em média, 1.200 atendimentos por mês.

A revitalização de mais de 60 unidades de saúde, a adequação das antigas “casinhas da família” e a construção de outras 20 UBSs são projetos da gestão David Almeida, para assegurar atendimento de saúde com qualidade à população de Manaus.

Na reabertura da UBS L-46, o subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, destacou que o serviço de saúde precisa ser visto de forma global e que não só os atendimentos são importantes, mas também a infraestrutura precisa estar adequada.

“Essa é a 17ª unidade revitalizada, das que já foram entregues pela prefeitura. Com isso, não só os usuários dos nossos serviços, mas também os profissionais que trabalham nessas unidades passam a contar com um local adequado aos atendimentos em saúde. Essa é uma das preocupações do prefeito David Almeida, que elencou a recuperação dos pontos de atenção da rede municipal como prioridade em sua administração”, comentou.

 


A UBS L-46 está estruturada para oferecer serviços de Atenção à Saúde, como consulta médica e de enfermagem; visita domiciliar; promoção à saúde; acompanhamento de Programas Sociais (Bolsa Família/Leite do Meu Filho); identificação e manejo clínico da tuberculose, hanseníase, dengue, zika e febre chikungunya; atenção à vigilância nutricional e vacinação.

Na atenção à saúde materno-infantil, a unidade oferece assistência ao pré-natal e puerpério; assistência ao climatério (menopausa); pré-natal do parceiro; assistência ao recém-nascido; promoção e apoio ao aleitamento materno; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; e ações para a saúde do escolar.

A comunidade da área de abrangência da L-46 também pode ter acesso à atenção centrada no adolescente, no adulto e no idoso, com assistência ao planejamento reprodutivo; prevenção do câncer do colo do útero e de mama; manejo dos problemas mais comuns na adolescência; prevenção do câncer de próstata; prevenção e assistência à hipertensão arterial, Diabetes Mellitus, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hepatites virais e HIV; assistência ginecológica; acompanhamento de pessoas com deficiência; e acompanhamento de pessoa com transtornos mentais comuns (leves), álcool e drogas.

Também são oferecidos procedimentos como curativos; retirada de pontos; coleta de material para exame laboratorial; coleta de preventivo (Papanicolau); aferição de pressão arterial e glicemia capilar; verificação de peso e altura; administração de medicamentos injetáveis e orais; dispensação de medicamentos básicos; e assistência odontológica.

* Com informações da assessoria

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem