Últimas

Prefeitura entrega poço artesiano com tecnologia de energia solar fotovoltaica

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 20/12, um poço artesiano na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada na RDS do Tupé, zona Rural de Manaus.


O poço tem 120 metros de profundidade, com reservatório elevado, bica e o sistema dele de energia é solar fotovoltaica, obtida por meio da conversão direta da luz do sol.

De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski, o poço é fruto de uma emenda parlamentar da deputada estadual, Therezinha Ruiz, no valor de R$ 166.042,13. "Pelo menos 200 famílias serão beneficiadas com a entrega do poço artesiano. Estamos muito felizes em estarmos aqui e queria valorizar e enaltecer a iniciativa da deputada Terezinha que, com ela, está vencendo uma etapa das demandas das necessidades de vocês".

O secretário da Semmas pediu ainda que a Comunidade do Livramento cuide do poço. "Todos precisam ajudar a Francisca (presidente da comunidade) a cuidar e zelar para que essa estrutura colocada aqui tenha vida longa. Uma torneira ela precisa substituir porque deu problema, mas que ela continue aqui, toda a estrutura. Então nós estamos formalizando a entrega para vocês, e a gente pede encarecidamente, cuidem bem, porque isso é saúde, é um dos componentes da qualidade de vida que vocês precisam ter", disse Stroski.

A deputada Terezinha Ruiz também esteve na Comunidade do Livramento e agradeceu à Semmas e ao prefeito de Manaus, David Almeida, por atender a iniciativa da construção do poço artesiano. "Quero agradecer de coração à Secretaria de Meio Ambiente e ao prefeito David Almeida, que não têm medido esforços para atender nossa demanda, que não é fácil, porque nós colocamos o valor, mas muitas das vezes, por questões de valor ou licitação, é difícil até de ser realizado. E hoje nós estamos aqui colocando para toda comunidade do Livramento água potável, água com qualidade", disse a deputada.

A presidente da Associação de Moradores do Livramento, Francisca Cavalcante de Carvalho, agradeceu, emocionada, a iniciativa da deputada e também da prefeitura, por meio da Semmas. “Hoje realizo mais um sonho em minha vida. São 20 anos lutando por esse poço e graças à deputada Terezinha Ruiz e ao prefeito David Almeida, teremos água à vontade para as famílias que moram aqui”, agradeceu a presidente.

Texto e fotos – Keynes Breves / Semmas

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.