Últimas

Secretaria de Educação comemora 45 anos de escola de formação dedicada ao atendimento de profissionais da rede estadual

Há 45 anos, o Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan) contribui com a educação da rede pública do Amazonas.


Com uma trajetória de desenvolvimento da política de formação inicial e continuada, em uma época em que as questões geográficas ainda eram complexas, a unidade compôs a estrutura da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, atuando estrategicamente, na formação de educadores.

Para comemorar a data, o Cepan promove, nos dias 20 e 21 de dezembro, o “II Seminário de Avaliação da Formação Continuada: o percurso humanizado na formação dos profissionais da educação”. O objetivo é relembrar as conquistas e desafios do ano de 2021, bem como apresentar as propostas de atividades para 2022.

Em um ano de adaptações, foi preciso se reinventar para que a formação dos profissionais da educação tivesse continuidade, como explica Adriana Boh, diretora do Centro de Formação.

“Nós buscamos a inovação dentro da formação, superamos os desafios que nos foram impostos durante a pandemia, sempre com o objetivo de aprimorar tais formações para todos os docentes e não docentes que atuam na rede estadual de ensino, na perspectiva de uma atualização permanente e a fim de qualificá-los para o exercício das práticas educativas, em suas diferentes dimensões”, refletiu a diretora.

Com o Educa+Amazonas, lançado em julho de 2021, pelo governador Wilson Lima, o Cepan passou a receber investimentos e se firmou como a escola de formação a distância dos profissionais da educação de todo o Amazonas. Em quatro meses, a caravana da educação do Cepan esteve em 14 cidades levando palestras, minicursos e oficinas aos profissionais da educação das redes estadual e municipal.

“O “Trilhas do Saber” teve uma proporção absurda. O projeto alcançou municípios distantes e apresentou um processo de prática pedagógica de sucesso. Em 2022, a ideia é que a gente amplie e continue levando o nome da Seduc pelo ar, rios e estradas por todo o Amazonas”, disse a secretária Executiva Adjunta Pedagógica, Hellen Matute.

Mestre Qualificado - Em 2022, o Cepan será responsável pela execução do maior programa de pós-graduação lato sensu da educação pública no estado, o "Mestre Qualificado". O programa deve atingir mais de 15 mil professores do Ensino Fundamental, de anos iniciais, dos 62 municípios. Com o projeto, o Amazonas se tornará o estado com maior número de profissionais pós-graduados na rede pública de ensino.

Cepan Digital - A relação tecnologia e educação nos processos de ensino e aprendizagem tornou-se uma realidade, é por isso que o Cepan Digital vai potencializar a formação continuada por meio de cursos e programas de atualização e aperfeiçoamento, sendo na modalidade a distância (EAD).

O projeto conta com uma estrutura on-line composta por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), nas plataformas Moodle e Google Classroom, que permitirão acesso 24h e flexibilização de horário para que organizem o cronograma de estudos a seu tempo, desenvolvendo, assim, sua autonomia na construção do conhecimento.

Em 2021, o Cepan Digital alcançou 10.853 profissionais da educação, em todo o estado do Amazonas. O desafio para 2022 é alcançar um número cada vez maior de cursistas profissionais da educação, a fim de abranger a área de oferta e oferecer cursos de qualidade para contribuir cada vez mais com a formação profissional dos servidores.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.