Últimas

Sepror realiza ciclo de palestras com foco nas atividades aquícolas durante 43ª Expoagro

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), está realizando palestras com foco nas atividades aquícolas na área da piscicultura, levando mais conhecimento e orientações aos produtores amazonenses que se inscreveram para participar das atividades da 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), iniciada na quinta-feira (09/12).


Até domingo (12/12), haverá também exposições permanentes de peixes ornamentais, de pirarucu e tambaqui no estande do Sistema Sepror na feira.

Na quinta-feira, as quatro primeiras palestras foram sobre “Qualidade da Água na Piscicultura”, “Sanidade Aquícola”, “Licenciamento Ambiental na Atividade Aquícola”. Também foi realizado um treinamento sobre utilização de Kit Colorimétrico de Análise de Água para Piscicultura. Todas as atividades foram coordenadas por técnicos da Sepror.

A engenheira de Pesca da Sepror, Karla Almeida, uma das palestrantes, falou da importância das palestras para produtores ou iniciantes.

“Além da necessidade de conhecimento sobre a atividade, que no caso dos iniciantes é saber como se faz, quais os procedimentos e documentação necessária. E os produtores já estabilizados necessitam conhecer os procedimentos para manter o sucesso de sua atividade. Para isso é fundamental saber como manter a qualidade da água, o que é feito por meio do kit colorimétrico”, destacou.

O produtor familiar de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), Ronaldo Miranda, está inscrito para participar de todas as atividades do setor aquícola. Ele conta estar migrando para uma maior produção de pescado. “É importante a informação detalhada sobre cadastros e licenças, para começar corretamente o novo projeto, evitando problemas ambientais, observando tipos de peixes de melhor aproveitamento e a qualidade de viveiros”, comentou.

Nesta sexta-feira (10/12), a programação de palestras traz os temas “Alevinagem como alternativa de negócio”, “Construções aquícolas” e “Análise econômica da piscicultura”, além do curso de Retirada de Espinhas de Peixes.

As atividades relativas ao setor serão encerradas no sábado (11/12), com o Workshop de Pesca Esportiva: Curso de Iniciação à Pesca Esportiva.

Todas as programações são gratuitas, incluindo as atividades técnicas entre palestras e cursos, além dos shows musicais com atrações locais.

A programação completa está disponível no site http://www.expoagroam.com.br.

FOTOS: Reyzon Almeida/Sepror

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.