Últimas

Paredão: Polícia Militar detém dois homens por roubos e furtos cometidos com uso de dispositivo ‘chapolin’

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com auxílio do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o sistema Paredão, deteve na tarde da quinta-feira (06/01), dois homens, de 27 e 28 anos, envolvidos em roubos e furtos na capital. Eles utilizaram dispositivo bloqueador de sinal de alarmes veiculares, conhecido como “chapolin”, em ação criminosa ocorrida no bairro Novo Aleixo, zona norte da cidade.


Por volta das 14h, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) informou que um veículo modelo Siena, de cor cinza e placas JXN-7593, suspeito de envolvimento em furtos em outros veículos com o emprego de “chapolin”, havia sido visualizado pelas câmeras do videomonitoramento, na avenida Alphaville, bairro Novo Aleixo.

A equipe de policiais militares na viatura 7214 avistou o veículo com as características informadas. Com o apoio das unidades 7231 e 7232, os militares efetuaram abordagem ao carro, que era ocupado por dois homens. Após buscas e revistas pessoais, foram encontrados três aparelhos celulares produtos de furto e roubo, além de R$ 1.300 em espécie. O veículo também foi apreendido.

Em razão dos fatos, os dois homens foram conduzidos ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde vítimas de várias áreas da cidade compareceram para reconhecer e resgatar seus pertences. Os envolvidos já tinham passagem pela polícia.

O comandante-geral da PMAM, coronel Vinícius Almeida, ressalta que a implantação do Paredão está colaborando na resolução diária das ocorrências policiais. “É notória a atuação positiva do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, porque estamos conseguindo vários êxitos desde a sua implementação”. O novo sistema integra o programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo governador Wilson Lima em julho de 2021.

Cerco inteligente – O “Paredão” é um sistema de monitoramento de câmeras da capital interligado ao Ciops, formando uma barreira eletrônica de alta tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios.

Com o sistema é possível identificar, avaliar, acompanhar e coordenar ameaças reais ou potenciais, buscando prevenir, neutralizar e reprimir atos criminosos de qualquer natureza que atentem contra a ordem pública e a segurança de pessoas e patrimônios.

Denúncia – A Polícia Militar orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190.

FOTO: Divulgação/PMAM

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.