Últimas

Prefeitura reforça obra para conter erosão e implanta rede de drenagem

O prefeito em exercício e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, vistoriou, na manhã desta sexta-feira, 7/1, a obra de contenção de talude e implantação de uma rede de drenagem profunda na rua Manoel Ribeiro, no bairro Mauazinho, zona Sul de Manaus.


A área sofreu um desbarrancamento ocasionado pelas fortes chuvas e agravado pelas construções irregulares. Os serviços seguem para a etapa de conclusão.

A prefeitura estuda alternativas para construir uma praça pública, um playground ou uma quadra de futebol no local, para evitar o surgimento de novas construções irregulares.

“A orientação do prefeito David Almeida é que a gente recupere essas áreas erodidas e depois providencie a ocupação do espaço público, porque nós compreendemos que onde o poder público não faz a ocupação do que é seu, alguém vai fazer de forma irregular”, pontua Rotta.

Os trabalhos iniciaram de imediato, após determinação do prefeito David Almeida. O local recebeu terraplanagem, aterro, escada hidráulica e proteção dos taludes com camada vegetal. A obra, agora, está em fase de finalização.

Mapeamento

Problemas de erosão pela cidade estão no radar da prefeitura desde o início da gestão. Para solucioná-los, o Executivo municipal implementou, por meio da Seminf, levantamentos topográficos e mapeamento das zonas críticas.

“Somente no primeiro ano da gestão David Almeida, em 2021, nós enfrentamos problemas iguais ou maiores que esse. Até hoje, já enfrentamos, e resolvemos, ao menos 12 erosões. Atualmente, estamos trabalhando de forma célere em outros dois pontos da cidade, no bairro São Raimundo, e no conjunto Francisca Mendes, no bairro Cidade Nova”, informa. “Nesses locais, os problemas logo serão igualmente resolvidos”, complementa.

Repasses

No mês de novembro de 2021, o prefeito David Almeida esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, onde apresentou um mapeamento dos problemas de erosão em Manaus. “Estamos aguardando o apoio do governo federal porque, sozinha, a prefeitura não tem condições de resolver todos esses problemas”, observa Rotta.

O governo do Estado anunciou, no mês de dezembro, o repasse de R$ 6 milhões à prefeitura para a contenção de erosões. "Ainda é pouco, já que estamos falando de 150 grandes erosões na cidade. Uma pela outra, vamos colocar R$ 3 milhões para resolver de forma definitiva esses problemas. Ainda assim, estamos contando com essa parceria com o governo do Amazonas. O prefeito David já bateu à porta dos dois governos. Esperamos que, em 2022, essas parcerias se concretizem, porque Manaus tem pressa e o trabalho não pode parar”, ressalta o secretário de Infraestrutura.

Asfaltamento

Mesmo sob chuva, as máquinas não pararam de trabalhar na pavimentação asfáltica da zona Leste de Manaus. Pela primeira vez, em 10 anos, desde que a comunidade Vila da Realidade foi fundada, os moradores recebem serviço de infraestrutura na rua Maria Eliza, no bairro Puraquequara.

“Os moradores ansiavam pela pavimentação da via, mas, hoje, nós estamos realizando esse trabalho. Um serviço básico de infraestrutura, que nunca chegou nessa área”, comenta o prefeito em exercício.

No local, as equipes da Seminf trabalham com aplicação de 120 toneladas de massa asfáltica em 300 metros de extensão de duas vias: no ramal do Chico Mendes e na estrada do Puraquequara.

Fotos - Márcio Melo/Seminf

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.