SES-AM renova parceria com Exército Brasileiro para fortalecer hospitais de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira

O Secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (06/01), com o general de Divisão Omar Zendim, comandante da 12ª Região Militar, para renovar e ampliar a parceria do Estado com o Exército Brasileiro para a gestão dos hospitais militares de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga (distantes a 852 e 1.108 quilômetros de Manaus, respectivamente).


A reunião é fruto de um encontro entre o governador Wilson Lima e o comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Achilles Furlan Neto. O titular da SES-AM destacou a importância do convênio para a população.

“Nós discutimos bastante, sob orientação do governador Wilson Lima, que nos determinou que aumentássemos e qualificássemos este convênio que o Estado tem com o Exército Brasileiro, que administra tanto o Hospital de Tabatinga quanto o de São Gabriel da Cachoeira. Tivemos uma reunião muito produtiva e, sem dúvida alguma, quem mais vai ganhar com isso é a nossa população do Alto Solimões”, destacou Anoar Samad.

As guarnições atendem, em sua maioria, à população local, incluindo indígenas e ribeirinhos, que representam 85% da demanda das unidades, além de militares e seus dependentes. A gestão dos hospitais é integrada e possui investimentos do Governo do Amazonas e cessão de médicos especialistas, como cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia e ortopedia.

O comandante Omar Zendim reforçou que a parceria entre Estado e CMA ocorre desde 1995. “Essa parceria garante um atendimento médico de alta qualidade para as populações do Alto Solimões e do Alto Rio Negro”, enfatizou.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem