Audiência na CDR discute planejamento urbano para prevenir desastres

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) promove na segunda-feira (21) a segunda mesa de debates sobre a importância do planejamento urbano na gestão de riscos e na prevenção de desastres. A audiência pública, sugerida pelo presidente da comissão, senador Fernando Collor (Pros-AL), está prevista para as 18h, de forma semipresencial.


A reunião dá continuidade ao ciclo de debates iniciado pelo colegiado em 2021. A primeira mesa sobre o tema ocorreu na última segunda-feira (14), quando debatedores mostraram a importância de as cidades terem um planejamento urbano bem elaborado, com o objetivo de evitar e amenizar desastres naturais como enchentes e deslizamentos.

No fim de 2021 e início de 2022, o Brasil sofreu com as enchentes que atingiram o sul da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e o município de Petrópolis (RJ), deixando milhares de pessoas feridas e desabrigadas. Só em Petrópolis, as chuvas provocaram a morte de mais de 230 pessoas.

Participam desta segunda rodada de debates o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Alexandre Lucas Alves, e o diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), Osvaldo Luiz Leal de Moraes. A comissão ainda aguarda a confirmação de representantes do governo de Minas Gerais, do Conselho Nacional de Municípios (CNM) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Fonte: Agência Senado

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem