Estrutura de imunização da Prefeitura de Manaus é destaque no I Fórum Municipal de Vacinação

A estrutura da rede municipal de saúde e as ações da Prefeitura de Manaus para promover a vacinação na cidade foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira, 16/3, durante o I Fórum Municipal de Vacinação, no auditório do Novotel Manaus, no Distrito Industrial, zona Sul. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o evento reuniu gestores da Saúde e especialistas, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, principalmente no público de 0 a 14 anos.


Durante a explanação, o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou que o município tem um total de 180 salas de vacina, das quais dez ficam na abrangência do Distrito de Saúde Rural e que em todas elas, a prefeitura disponibiliza os 21 imunobiológicos que constam no calendário vacinal do Ministério da Saúde. Segundo ele, isso é possível porque a Semsa conta com uma Rede de Frio, que tem capacidade para armazenar até 140 mil doses de vacinas.

“Temos atualmente uma estrutura adequada e pessoal capacitado para realizar a imunização de todos os públicos e trabalhamos com total apoio da secretária Shádia Fraxe e do prefeito David Almeida. A partir desse fórum, vamos intensificar as ações de promoção das vacinas, alertando os pais para a importância delas na prevenção de doenças. Para isso, é muito importante essa união das instituições de todas as esferas. Precisamos unir forças para vencer as correntes contrárias às vacinas”, afirmou, ressaltando que esse é um movimento que precisa alcançar o mundo.

O subsecretário lembrou que o sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada no dia 19 de janeiro de 2021, está sendo possível também por causa das parcerias que a Semsa conseguiu ao longo de todo o processo.

“São quase 50 instituições que vêm contribuindo para que essa vacinação aconteça e alcance o maior número possível de pessoas em nossa cidade. E nós só temos a agradecer”, disse.

Além disso, Djalma Coelho fez um destaque especial a todos os servidores da Semsa que, direta ou indiretamente contribuem com a realização da campanha.

“Nosso pessoal, de todas as áreas da secretaria, tem total dedicação a esse esforço concentrado para proteger a população de Manaus contra mais essa ameaça, que é a Covid-19”.

Segundo ele, os maiores desafios para mudar a atual realidade da imunização, de forma geral, na cidade, a partir de agora, são oportunizar o acesso às vacinas; disseminar informações baseadas em evidências, a fim de resgatar a credibilidade das vacinas; fortalecer a integração entre a assistência e vigilância em saúde; além de promover a integração entre a Semsa e as demais instituições.

Fotos - Camila Batista / Semsa

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem