Exercícios físicos na fisioterapia são alternativas de tratamento pós-covid no RespirAR

Trazendo qualidade de vida a pacientes pós-covid, o RespirAR trabalha técnica para auxiliar no tratamento e amenizar as consequências causadas pelo vírus em pessoas com comorbidade.


O projeto do Governo do Amazonas, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), utiliza métodos como expansão pulmonar, trabalho com teste de força, exercícios livres e com bola suíça.

“De forma gratuita, o Governo do Estado nos disponibiliza uma ótima estrutura para que possamos desempenhar nosso trabalho. Com essa força, o RespirAR vem trabalhando em fórmulas que possam auxiliar na recuperação de forma eficaz e veloz dos nossos pacientes. Esse trabalho só é capaz por conta do empenho dos nossos profissionais que ajudam a população amazonense a readquirir sua qualidade de vida”, disse Neibe Araujo, coordenador do RespirAR.

Com dificuldades para andar, fraqueza muscular e cansaço, Josimar Damasceno, de 55 anos, chegou ao RespirAR após ter 70% do pulmão comprometido devido à Covid-19. Há dois meses em tratamento e com técnicas de fisioterapia pulmonar, ofertadas no projeto governamental, o paciente voltou a caminhar.

“Estou cada dia melhor, me sinto menos cansado, consigo até caminhar, graças ao tratamento de fisioterapia do RespirAR. Sou grato aos profissionais que nos atendem com muita atenção e ao governador Wilson Lima, por olhar por todos nós, pessoas como eu, que precisam dessa assistência para voltar a ter uma vida normal”, declara Josimar Damasceno.

Josimar está em avaliação. O paciente pós-covid, que é portador de diabetes e hipertensão, é acompanhado no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, zona oeste de Manaus, onde realiza sessões de fisioterapia direcionadas a sua necessidade.

Fisioterapeuta do RespirAR, Raí Souza Mendes destacou que pacientes com comorbidades, como o caso de Josimar, precisam de um pouco mais de atenção, já que suas patologias apresentaram agravamento no quadro. Exercícios específicos, intensificados, como a expansão pulmonar; trabalho de esforço físico, com teste de força; aliados a exercícios livres e com bola suíça, são alternativas no tratamento.

“Em processo de avaliação, seu Josimar está finalizando as sessões de fisioterapia, para começar a segunda fase de reabilitação do RerpirAR, a atividade física orientada. Nessa parte do tratamento vamos trabalhar o fortalecimento de membros superiores e inferiores, além de exercícios de condicionamento físico e respiratório para melhorar a qualidade de vida do paciente”, informou Raí Mendes.

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem