Prefeitura encerra evento sobre alimentação saudável e combate à obesidade infantil

A Prefeitura de Manaus encerrou, nesta quinta-feira, 31/3, o evento “Alimentação saudável e combate à obesidade infantil”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Profª Elza Damasceno da Silva, no Santo Antônio, zona Oeste.


O evento, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), envolveu durante toda a semana as 204 crianças do 1º e 2º períodos, na faixa etária de 4 e 5 anos, alertando e conscientizando sobre a obesidade, em parceria com os pais e responsáveis.

A ação está dentro das diretrizes do programa “Minha Escola Saudável”, que atende atualmente 12 unidades de ensino das zonas Sul, Centro-Sul, Oeste e rural, beneficiando aproximadamente 10 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, em parceria com o programa “Educar Pelo Esporte” e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

As atividades pedagógicas no Cmei foram realizadas dentro do Programa Ciência na Escola (PCE) com a exposição de painéis no pátio da unidade, para os alunos, apresentação nas salas de referências, dos alimentos saudáveis e não saudáveis, desfile dos alunos do 1º período com o tema “Você é o que você come” e a coreografia da música “Salada de frutas”, entre outras atividades.

A chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da Semed, Hulda Soares, acompanhou o encerramento da programação, e comentou sobre o trabalho pedagógico realizado pela secretaria com os alunos e os educadores.

“O programa traz essa temática, com a intenção de uma equipe multidisciplinar de combater a obesidade, controlar o diabetes, incutir por meio de orientação às nossas crianças um estilo de vida ativo e saudável. Com as crianças mais novas, a gente consegue trabalhar hábitos que serão levados para a vida toda. A gente trabalha não só com a educação infantil, mas com o ensino fundamental também, porém com um olhar muito especial para a educação infantil, porque nós consideramos esses hábitos, que irão fazer toda diferença na vida adulta”, destacou.

Para o coordenador do programa Minha Escola Saudável, Luiz Oliveira, a atividade na escola mostra que a rede municipal de ensino realiza ações voltadas para a temática, o que mostra a preocupação dos educadores sobre obesidade e bons hábitos alimentares.

“O objetivo do programa é desenvolver um trabalho multidisciplinar contínuo visando a mudança de comportamento relacionado aos hábitos alimentares e estilos saudáveis da criança da rede municipal. Temos uma equipe multidisciplinar, com educadores físicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e médicos. Vamos desenvolver um trabalho para dar todo o suporte para as crianças em um estilo de vida”, comentou.

Satisfatório

Conforme a diretora do Cmei Profª Elza Damasceno da Silva, Nadir Socorro Rodrigues, o trabalho da escola com os alunos têm alcançado bons resultados, principalmente, com a parceria dos pais e responsáveis em casa.

“A gente constrói um cardápio orientado pelas nutricionistas da própria Semed, e encaminha para as famílias. A quantidade de lanches, que os pais mandavam com alimentos processados, como refrigerante tem reduzido drasticamente. Alguns pais dizem que os filhos gostaram da sopa de legumes, o peixe guisado com feijão, pois eles não comiam em casa e começaram a comer”, comentou.

A biblioteconomista Amanda Gonçalves Leitão, 33, mãe da aluna do 2º período, Sophie Charlotte Gonçalves Leitão, 5, acompanhou o encerramento da programação na escola. Para ela, é importante o trabalho realizado sobre a obesidade.

“Essa dedicação, que eles têm de levar para a família e trabalhar na escola também a alimentação saudável, bem como conscientizar sobre a obesidade infantil, tem que ser trabalhado não só em casa, mas na escola. Isso é uma boa parceria. Foi muito importante essa semana que eles fizeram para trabalhar com as crianças essa alimentação saudável como frutas, legumes, verduras”, disse.

Fotos - Hugo Fernando / Semed

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem