SES-AM comemora Dia do Ouvidor, celebrado nesta quarta-feira (16/03)

Nesta quarta-feira (16/03), data em que se comemora o Dia Nacional do Ouvidor, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) homenageia os profissionais que acolhem as demandas da população e dão encaminhamento visando o aperfeiçoamento dos serviços prestados. Ouvir, mediar e estabelecer o diálogo entre o cidadão e o poder público, para formação de laços de confiança e colaboração mútua, é a função do ouvidor.


A administradora Marilene Silva de Souza, de 47 anos, buscou a Ouvidoria do SUS, em 2018, e relatou a experiência exitosa. “Eu procurei a Ouvidoria para me orientar, e eles me acompanharam durante todo o meu processo. Fui colocada para conversar com o médico que havia operado meu marido e ele me explicou o que havia acontecido. Graças a Deus tudo foi resolvido. Se não fosse a Ouvidoria, eu não teria sido atendida e nem resolvido o problema”, disse.

A Ouvidoria da SES-AM faz parte da rede de Ouvidorias do Amazonas. Além de integrar o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, vinculado ao Ministério da Saúde, a rede é formada por ouvidorias das unidades de assistência à saúde da capital e do interior do estado.

A secretaria possui atualmente 37 unidades de saúde com ouvidorias, sendo 33 na capital e quatro no interior do estado. Ouvidorias estão em funcionamento nos municípios de Borba, Iranduba, Lábrea e Presidente Figueiredo.

“A ouvidoria tem papel importante para resolução das demandas dos usuários e facilitação para acesso aos serviços. A determinação do governador Wilson Lima é fortalecer essas estruturas de atendimento à população para tornar a rede de saúde cada vez mais eficiente”, ressaltou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

Perfil – Em 2021, a Ouvidoria do SUS realizou 289 atendimentos presenciais e via outras ferramentas disponibilizadas à população. Neste ano, até fevereiro, o número chegou a 123. A maioria dos usuários buscou o canal de comunicação para obter esclarecimentos sobre a marcação de consultas, exames e cirurgias.

Em segundo lugar está a procura pelos itens disponibilizados na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) e, por último, manifestações relacionadas ao atendimento na rede pública de saúde.

“Essas manifestações são encaminhadas aos setores competentes, e a nossa equipe acompanha todo o processo de apuração dos fatos, para darmos um retorno a esse usuário sobre as providências que serão adotadas, sempre zelando pelos aspectos éticos”, explicou Rozana Castro Rodrigues, ouvidora-geral da SES-AM.

Segundo Rozana, orientações sobre saúde, o funcionamento do SUS, os direitos e deveres dos cidadãos pertinentes às ações e serviços de saúde pública, bem como o fluxo de atendimento, também são repassadas pelos atendentes da Ouvidoria. “Nosso papel é indagar o usuário sobre as suas expectativas para conseguirmos orientar essas pessoas”, afirmou.

Serviço – A Ouvidoria do SUS fica localizada na sede da SES-AM, na avenida André Araújo, 701, bairro Aleixo, na zona centro-sul de Manaus, funcionando com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h. Os canais virtuais de atendimento são (92) 98418-5011 e o email ouvidoria.sus@saúde.am.gov.br.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

Comentários

Obrigado por comentar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem